Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


 

O Incra é dirigido por um Conselho Diretor, composto pelo presidente, cinco diretores e o chefe de gabinete, na condição de membros natos. Como membro designado é integrado por um representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.
 
Compete ao órgão colegiado, entre outros, aprovar normas gerais que tratem de aquisição, desapropriação, alienação e concessão de imóveis rurais, bem como de transações judiciais, visando à eliminação de pendências e celebrações de acordos, de procedimentos e atos administrativos de funcionamento do Incra e de regularização fundiária.
 
Entre outras prerrogativas do Conselho Diretor estão autorizar o presidente da autarquia a adquirir, conceder e alienar bens imóveis, além de apreciar e aprovar as contas e balanços gerais da autarquia.
 
Confira o perfil dos componentes titulares:
 
Presidente
João Carlos Jesus Corrêa
Natural do Rio de Janeiro, o general-de-divisão João Carlos Jesus Corrêa graduou-se na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1976 na arma da Infantaria. Possui mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), além dos cursos de Operações na Selva do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e Gerência Estratégica e Avançada do Tratamento de Informações do Centro de Inteligência do Exército (CIE).
Foi Comandante de Fronteira do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Rio Branco/AC), Adido Militar do Brasil no México, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (Manaus/AM), Comandante da 11ª Região Militar (Brasília/DF), Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações do Departamento Geral do Pessoal (Brasília/DF) e Comandante da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército (Recife/PE).
 
Diretor de Gestão Estratégica (DE)
Vago
 
Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária (DF)
Cletho Muniz de Brito
Graduado em Administração de Empresas, é pós-graduado em Administração Pública e em Gestão Ambiental. É natural de Nanuque (MG). Servidor do Incra desde 1981, já ocupou diversos cargos e funções na autarquia. Foi executor do Projeto de Assentamento São Felipe, em São Felipe do Oeste, de 1988 a 1989, e do Projeto Fundiário de Corumbiara, em Pimenta Bueno, de 1990 a 1994, em Rondônia. Na superintendência regional da autarquia no estado ocupou o cargo de titular de 1995 a 1996 e de 2016 a 2018. Foi ainda superintendente adjunto de 1997 a 1998 e substituto de 2012 a 2014. Na regional foi nomeado também chefe da Unidade Avançada de Pimenta Bueno, de 2000 a 2004, da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária, em 2012, e da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos, em 2013. No Governo de Rondônia foi coordenador técnico e secretário adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, respectivamente, nos períodos de 2005 a 2006 e de 2008 a 2010.
 
Diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento (DT)
Vago
  
Diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento (DD)
Vago
 
Diretor de Gestão Administrativa (DA)
Vago
 
Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra (PFE/Incra)
Renata Silva Pires de Carvalho
 
 
Chefe de Gabinete (GAB)
Francisco José Nascimento
Natural de Rio Branco (AC), Francisco José Nascimento possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Ingressou no Incra em 1978 como assistente de Administração, tendo exercido cargos de direção na autarquia, entre os quais os de superintendente nos estados do Acre, Mato Grosso, Pernambuco e Rondônia, além de coordenador geral de Implantação de Projetos de Assentamento e de Contabilidade. Exerceu a chefia de Gabinete anteriormente por cinco anos. Autor de oito livros, ocupa a Cadeira N° 12 do Plenário de Acadêmicos Titulares da Litteraria Academiae Lima Barreto do Rio de Janeiro. É chefe de Gabinete desde junho de 2016.
Ir para o Topo