Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


 

O Incra é dirigido por um Conselho Diretor, composto pelo presidente, cinco diretores e o chefe de gabinete, na condição de membros natos.
 
Compete ao órgão colegiado, entre outros, aprovar normas gerais que tratem de aquisição, desapropriação, alienação e concessão de imóveis rurais, bem como de transações judiciais, visando à eliminação de pendências e celebrações de acordos, de procedimentos e atos administrativos de funcionamento do Incra e de regularização fundiária.
 
Entre outras prerrogativas do Conselho Diretor estão autorizar o presidente da autarquia a adquirir, conceder e alienar bens imóveis, além de apreciar e aprovar as contas e balanços gerais da autarquia.
 
Confira o perfil dos componentes titulares:
 
Presidente
João Carlos de Jesus Corrêa
Natural do Rio de Janeiro, o general-de-divisão João Carlos de Jesus Corrêa graduou-se na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1976 na arma da Infantaria. Possui mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) e doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), além dos cursos de Operações na Selva do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e Gerência Estratégica e Avançada do Tratamento de Informações do Centro de Inteligência do Exército (CIE).
Foi Comandante de Fronteira do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Rio Branco/AC), Adido Militar do Brasil no México, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (Manaus/AM), Comandante da 11ª Região Militar (Brasília/DF), Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações do Departamento Geral do Pessoal (Brasília/DF) e Comandante da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército (Recife/PE).
 
Diretor de Gestão Estratégica (DE)
Marco Antônio dos Santos
Coronel do Exército Brasileiro, com doutorado em “Aplicações, Planejamento e Estudos Militares” pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, mestrado em “Aplicações Militares” pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, e curso superior de “Inteligência Estratégica” pela Escola Superior de Guerra (ESG). Fez diversos cursos na área de Inteligência desde a década de 70 e atuou como professor de cursos de pós-graduação na área de Inteligência em instituições de ensino, polícias civis e militares no Brasil e exterior. Foi consultou, conferencista e palestrante na área de Inteligência, bem como é autor do livro “A atividade de Inteligência para a segurança no Século XXI”.
 
Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária (DF)
Humberto César Mota Maciel
Engenheiro Agrimensor pela Universidade Anhanguera e especialista em Sistema de Informações Geográficas Aplicada ao Meio Ambiente pela Universidade Católica Dom Bosco. É servidor efetivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), onde atuou como chefe da Divisão de Cartografia, Geografia e Geoprocessamento (2000 a 2006) e como Gerente de Regularização Fundiária e Cartografia (2007 a 2016). Coordenou no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a implantação do projeto SIG/MS e atuou como gestor pela Agraer no Zoneamento Agroecológico. Foi superintendente regional do Incra em Mato Grosso do Sul de 2016 a 2019. 
 
Diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento (DT)
Reginaldo Ramos Machado
Tenente-coronel de Infantaria  do Exército Brasileiro, com mestrado em “Operações Militares” pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro. Possui especializações em “Análise e Melhoria de Processos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Tem curso superior de bacharelado em Ciências Militares e em Administração (do curso de Formação de Oficiais) da Academia Militar das Agulhas Negras. Atuou como professor de cursos na área de segurança em instituições de ensino, polícias civis e militares no Brasil, bem como foi consultor e gestor na área de segurança e administração de órgãos públicos. No Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovavéis (Ibama) foi coordenador de Patrimônio, coordenador de Administração e Gestão Documental e coordenador substituto de Administração e Logística em Brasília.
  
Diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento (DD)
Dougmar Nascimento das Mercês
Coronel de Infantaria do Exército Brasileiro, com curso de  pós-graduação stricto sensu em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Tem pós-graduação lato sensu em “Gestão Executiva” e “Logística” pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), curso de Gerenciamento de Projetos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), bem como alguns cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento na área militar.
 
Diretor de Gestão Administrativa (DA)
Eva Maria de Souza Sardinha
Servidora de carreira do Incra no cargo de Economista. Na autarquia exerceu os cargos de Diretora Adjunta de Administração e Finanças (1989 a 1990), Chefe Substituta do Departamento de Finanças (1995 a 1996), Chefe do Departamento de Finanças (1996 a 2000), Coordenadora-geral de Orçamento e Finanças (2000 a 2007), Diretora de Gestão Administrativa Substituta (2006 a 2007 e 2019), Diretora de Gestão Administrativa (2007 a 2011), Presidente Substituta (2007 a 2008) e Coordenadora-geral de Gestão de Pessoas (2013 a 2019). Assume pela segunda vez o cargo de titular da diretoria.
 
Chefe de Gabinete (GAB)
José Líbio de Moraes Neto
Ir para o Topo