Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


 

O Incra é dirigido por um Conselho Diretor, composto pelo presidente, cinco diretores, um superintendente nacional e o chefe de gabinete, na condição de membros natos. Como membros designados, é integrado por um representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e um da Casa Civil da Presidência da República.

Compete ao órgão colegiado, entre outros, aprovar normas gerais que tratem de aquisição, desapropriação, alienação e concessão de imóveis rurais, bem como de transações judiciais, visando à eliminação de pendências e celebrações de acordos, de procedimentos e atos administrativos e de funcionamento do Incra e de regularização fundiária.

Entre outras prerrogativas do Conselho Diretor estão autorizar o presidente da autarquia a adquirir, conceder e alienar bens imóveis, além de apreciar e aprovar as contas e balanços gerais da autarquia.

 

Confira o perfil dos componentes:

 

Presidente

Leonardo Góes Silva

Mestre em Ciências Agrárias e graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leonardo Góes Silva é natural da capital baiana, Salvador. Foi coordenador de projetos especiais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, de abril de 2001 a abril de 2006, quando ingressou no Incra por meio de concurso público, na carreira de perito federal agrário. Esteve à frente da Superintendência Regional do Incra em Sergipe entre maio de 2012 e maio de 2015. Ocupou, na sede da autarquia, em Brasília (DF), os cargos de presidente substituto e diretor de Programas. Foi nomeado presidente do Incra em 31 de março de 2016.

 

Diretor de Gestão Estratégica (DE)

Wagner Deio Lateri Júnior

Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID) e em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM), Wagner Deio Lateri Júnior é também pós-graduado em Gestão Pública na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP), onde cursa mestrado na mesma área. Antes de ser nomeado para o cargo de diretor de Gestão Estratégica do Incra, foi assessor da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo e gestor da Coordenação de Infraestrutura da Subsecretaria de Desenvolvimento Rural da Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

 

Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária (DF)

Rogério Papalardo Arantes

Rogério Papalardo Arantes, natural de Goiânia (GO), é graduado em Odontologia e em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Entre 2000 e 2004, ocupou o cargo de vice-prefeito do município de Aparecida de Goiânia (GO). Exerceu, de 2004 a 2006, os cargos de chefe de gabinete e de secretário de Trabalho do estado. Foi superintendente regional do Incra/GO de 2008 a 2011, e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no estado, de 2014 a 2016. Arantes ocupa a diretoria desde junho de 2016.

 

Diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento (DT)

Clóvis Figueiredo Cardoso

O diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento, Clóvis Figueiredo Cardoso, natural de Abaetetuba (PA), é graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Carlos (SP). Foi, entre outros, assessor jurídico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetragri) e procurador-geral adjunto do município de Cuiabá (MT). Também assumiu cargos em órgãos como o Instituto de Terras de Mato Grosso e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar e da Casa Civil. No Incra, já havia sido assessor e superintendente na regional de Mato Grosso. Ocupa a diretoria desde janeiro de 2017.

  

Desenvolvimento de Projetos de Assentamento (DD)

Ewerton Giovanni dos Santos

O diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos, natural de Pará de Minas (MG), é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Técnico formado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), foi servidor efetivo da Emater/MG por mais de 14 anos, atuando como extensionista agropecuário, na promoção do desenvolvimento rural sustentável em municípios do Alto Jequitinhonha (MG). É pós-graduando em Direito Público pela PUC Minas. Tomou posse como diretor do Incra em junho de 2016.

 

Diretor de Gestão Administrativa (DA)

Juliano Pasqual

Natural de Dracena (SP), o atual diretor de Gestão Administrativa, Juliano Pasqual, graduou-se em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor pesquisador pelo Departamento de Ciência Política da UnB e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. Atuou como consultor independente nas áreas de gestão e treinamento de recursos humanos de 2010 a 2012. Entre 2013 e 2015, exerceu a função de chefe de Gabinete da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo. Juliano Pasqual ocupa o cargo desde agosto de 2016.

 

Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra (PFE/Incra)

Junior Divino Fideles

Procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) desde 2007, Junior Divino Fideles é mestre e especialista em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na qual também se graduou em Direito. Atuou no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) e foi professor convidado na UFG, além de advogar em defesa de movimentos sociais. Esteve à frente da PFE junto ao Incra no Tocantins, foi coordenador geral agrário na PFE na Sede da autarquia e atuou na PFE junto ao Incra em Goiás. Entre 2011 e 2012 foi procurador-chefe da PFE/Incra/Sede, cargo que voltou a ocupar em março de 2015.

 

Chefe de Gabinete

Francisco José Nascimento

Natural de Rio Branco (AC), Francisco José Nascimento possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Ingressou no Incra em 1978 como assistente de Administração, tendo exercido cargos de direção na autarquia, entre os quais os de superintendente nos estados do Acre, Mato Grosso, Pernambuco e Rondônia, além de coordenador geral de Implantação de Projetos de Assentamento e de Contabilidade. Exerceu a chefia de Gabinete anteriormente por cinco anos. Autor de oito livros, ocupa a Cadeira N° 12 do Plenário de Acadêmicos Titulares da Litteraria Academiae Lima Barreto do Rio de Janeiro. É chefe de Gabinete na gestão atual desde junho de 2016.

Ir para o Topo