Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra

 
É responsável pela elaboração de propostas que visem o desenvolvimento e a recuperação dos projetos de reforma agrária.
 
À Diretoria compete normatizar, coordenar, acompanhar, monitorar, avaliar, autorizar movimentações orçamentárias e propor alterações nos programas relacionados às ações voltadas ao desenvolvimento dos projetos de assentamento.
 
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, a viabilidade econômica e a justiça social nos assentamentos, bem como promover a recuperação e consolidação dos projetos da reforma agrária.
 
Para isso, atua na implementação da infraestrutura básica (água e estradas); acompanhamento e concessão de créditos (nas suas diversas modalidades); estabelecimento de parcerias para a prestação de assessoria técnica e a capacitação de beneficiários e técnicos da reforma agrária; titulação e destinação de áreas nos assentamentos; apoio à agroindustrialização, à comercialização e às atividades pluriativas; bem como na promoção da cidadania e educação do campo, visando a equidade de gênero, raça e etnia.
 
A Diretoria tem forte atuação junto às Superintendências Regionais. Apoia a integração e as parcerias entre o Incra, estados, municípios e outras organizações da ociedade civil para desenvolvimento dos agricultores assentados. Coordena e supervisiona a execução das atividades das superintendências relacionadas à área de atuação da Diretoria.
 
Diretor
 
Ewerton Giovanni dos Santos
ewerton.santos@incra.gov.br
Telefones: (61) 3411-7439 /7659
 
Diretor Substituto
Douglas Souza de Jesus
douglas.souza@incra.gov.br
 
Coordenação-Geral de Infraestrutura (DDI)

Supervisiona e propõe atos normativos, manuais e procedimentos técnicos sobre atividades de elaboração dos projetos de desenvolvimento e de recuperação dos projetos de reforma agrária, bem como referentes à implantação de obras de engenharia, arquitetura, urbanismo e serviços correlatos.
 
Atua na concessão de crédito instalação; assessoria técnica, social e ambiental; capacitação de beneficiários e técnicos de reforma agrária.
 
 
 
Coordenador-Geral
 
Douglas Souza de Jesus
douglas.souza@incra.gov.br
Telefone: (61) 3411-7130
 
 
 

 

 
Coordenação-Geral de Educação do Campo e Cidadania (DDE)

Supervisiona e propõe atos normativos, manuais e procedimentos técnicos para as atividades relacionadas à educação no campo e cidadania.
 
Atua na definição da gestão política e pedagógica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
 
Coordena, ainda, as ações voltadas para a cidadania dos beneficiários da reforma agrária.
 
Coordenador-Geral
 
Iradel Freitas da Costa
iradel.costa@incra.gov.br
Telefone: (61) 3411-7698/7262


 

 

 

 
Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento (DDA)

Atua na supervisão e proposta de atos normativos, manuais e procedimentos técnicos para as atividades voltadas ao desenvolvimento, recuperação e consolidação de projetos de assentamento.
 
Participa, ainda, da titulação de imóveis e destinação de bens remanescentes de projetos de assentamento e de colonização; acompanha a política desenvolvida para a reforma agrária e promove a integração das políticas públicas federal, estaduais e municipais.
 
Atua também no apoio à agroindustrialização, comercialização e atividades solidárias em assentamentos; e assegura a inserção das mulheres trabalhadoras rurais nas políticas públicas para promoção da igualdade no campo.
 
Coordenador-Geral
 
César Fernando Schiavon Aldrighi
cesar.aldrighi@incra.gov.br

Telefones: (61) 3411-7667 / 7467
 
 

 

 


Organograma

 

 

Ir para o Topo