Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento

 
 
É a diretoria responsável pelas atividades de aquisição, desapropriação e incorporação ao patrimônio do Incra das terras necessárias à reforma agrária.
 
Esse trabalho é realizado a partir do desenvolvimento e do monitoramento dos mecanismos de obtenção de terras, incluindo a incorporação ao patrimônio público das terras devolutas federais, a serem destinadas a essa finalidade.
 
A seleção de famílias, a promoção do acesso à terra e a criação de projetos de assentamento também são incumbência desta diretoria, bem como as atividades relativas ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente nos projetos de reforma agrária, com destaque à implantação de projetos ambientalmente diferenciados.
 
Com relação às Superintendências Regionais, sua atuação consiste em apoiá-las na identificação de prioridades, definição das estratégias de atuação relacioanadas à obtenção de terras e implantação de assentamentos, assim como a coordenação e supervisionamento da execução das atividades relacionadas a sua área de atuação em nível regional.
 
Diretor
 
Reginaldo Ramos Machado
reginaldo.machado@incra.gov.br
Telefones: (61) 3411-7125 /7588/7660
 
Diretora Substituta
 
Hayla Devanne Santos Siqueira
hayla.santos@incra.gov.br

 

Coordenação-Geral de Implantação (DTI)
 
Atua na supervisão e proposta de atos normativos, manuais e procedimentos técnicos voltados ao desenvolvimento das atividades de cadastramento e seleção das famílias, além de criação e reconhecimento de projetos de reforma agrária.
 
Faz ainda o gerenciamento e a manutenção de informações sobre os beneficiários e projetos de reforma agrária, bem como promove acordos, contratos e convênios de cooperação para pesquisas e cruzamentos de dados das famílias selecionadas para a reforma agrária com os sistemas de informações dos órgãos governamentais.
 
Coordenadora-Geral
Hayla Devanne Santos Siqueira 
hayla.santos@incra.gov.br
Telefones: (61) 3411-7366/ 7756

Coordenadora-Geral Substituta
Cinair Correia da Silva
cinair.correia@incra.gov.br
 
 
 
Coordenação-Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DTM)
 
Supervisiona e propõe atos normativos, manuais e procedimentos técnicos para implementar, orientar e acompanhar as ações de gestão ambiental e de monitoramento da utilização dos recursos naturais nos assentamentos.
 
Executa atualizações e revisões necessárias do Plano de Gestão Ambiental do Incra e articulação institucional com órgãos governamentais e não governamentais.
 
 
 
Coordenador-Geral
 
Carlos Eduardo Portella Sturm
carlos.sturm@incra.gov.br 
Telefones: (61) 3411-7427/ 7625
 
Coordenador-Geral Substituto
Vago
 
 

 

 
 
 
Coordenação-Geral de Obtenção de Terras (DTO)

Supervisiona e propõe atos normativos, manuais e procedimentos técnicos voltados à obtenção de terras, inclusive os atos administrativos necessários à decretação de imóveis rurais de interesse social e a indenização de imóveis para a reforma agrária. Realiza estudos e análises do mercado de terras para apoiar as Superintendências Regionais na construção da sua programação anual de obtenção de áreas para reforma agrária.
 
Coordenador Geral
 
Marcelo Afonso Silva
marcelo.afonso@incra.gov.br 
Telefones: (61) 3411-7435/7678
 

Coordenador-Geral Substituto
Jorge Alves de Oliveira Junior

 

 

 


Organograma

 

 

Ir para o Topo