Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Quero Saber Sobre

Conteudo: 

 

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

 

Público Alvo

São os jovens e adultos dos projetos de assentamento criados e reconhecidos pelo Incra, assim como quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia.

No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas modalidades de alfabetização e escolaridade/ensino fundamental também podem participar todos os trabalhadores rurais acampados e cadastrados pelo Incra.

Para atender à demanda da EJA nos acampamentos, os projetos incluem a formação e a capacitação dos educadores. 

 

Democratização do conhecimento no campo

Por meio do Pronera, jovens e adultos de assentamentos têm acesso a cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

O Programa também capacita educadores para atuar nos assentamentos e coordenadores locais - multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.

As ações do programa, que nasceu da articulação da sociedade civil, têm como base a diversidade cultural e socioterritorial, os processos de interação e transformação do campo, a gestão democrática e o avanço científico e tecnológico.

Infográfico: 

dados abril 2016

 

Parcerias 

A atuação do Pronera se dá através de parcerias do Incra com movimentos sociais e sindicais de trabalhadores e trabalhadoras rurais; cominstituições públicas de ensino, instituições comunitárias de ensino sem fins lucrativos e governos estaduais e municipais. 

 


 

Pesquisa 

Leia aqui o relatório da II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária (II PNERA), desenvolvida pelo IPEA, com dados das ações do Pronera no período de 1998 a 2011.

 


 

Conheça mais da história do Pronera aqui.

 


 

 Acesse os documentos do Pronera:

Manual de Operações

 

 

 A Educação no Campo é um direito de todos e se realiza por diferentes territórios e práticas sociais que incorporam a diversidade do campo. É a garantia de ampliação das possibilidades de criação e recriação de condições de existência da agricultura familiar. 

 

 

 

 

 

 

 

RJ: Assentados participam da elaboração de plano de manejo sustentável da aroeira


Produtores rurais do assentamento Ademar Moreira, localizado no município de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, estão recebendo treinamento em boas...

Incra inicia curso a distância sobre Cadastro Ambiental Rural


  O acesso ao ambiente virtual do curso a distância sobre Cadastro Ambiental Rural do Incra está disponível, a partir de 24 de maio, para os candidatos selecionados no...

Arquivos e documentos

Veja todos os arquivos e documentos

Fechar [X]
Tipo Nome Última Modificação Descrição
application/pdf Chamamento Público Nível EJA

02/06/2014 19:42 Nenhuma descrição
application/pdf Chamamento Público Nível Médio

02/06/2014 19:42 Nenhuma descrição
application/pdf Chamamento Público Nível Superior

02/06/2014 19:42 Nenhuma descrição
application/pdf Prorrogação do Cronograma do Chamamento Público

02/06/2014 19:42 Nenhuma descrição
application/pdf Resultados Chamamentos Públicos - Editais Pronera Nº 01, Nº 02 E Nº 03

02/06/2014 19:42 Nenhuma descrição
application/pdf Relatório do II PNERA

23/07/2015 12:12 Pesquisa desenvolvida pelo IPEA - Neste relatório apresentamos os resultados de um dos projetos da II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária (II PNERA). Trata-se do Banco de Dados do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – o DataPronera –, que levantou dados das ações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para o período de 1998 a 2011.
application/pdf Manual de Operações do Pronera

16/02/2016 17:09 Atualizado em 16/02/16

Dados do Pronera - educação na reforma agrária

Ir para o Topo