Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra e MDA entregam equipamentos e promovem ações de cidadania em Iranduba (AM)


Publicado dia 17/09/2013

17 09 iranduba amO Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregaram, no sábado (14), no município amazonense de Iranduba, máquinas para terraplanagem de estradas em assentamentos, além de títulos a beneficiários da reforma agrária das várzeas da região. Durante o evento foram recebidas, ainda, 208 bibliotecas rurais Arca das Letras e feitos atendimentos para as trabalhadoras rurais da região por meio do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

Motoniveladora, trator de terraplanagem, retroescavadeira, pá carregadeira, caminhão e caçamba disponibilizados pelo Incra à prefeitura local totalizam R$ 1,99 milhões em recursos da autarquia. Os equipamentos serão utilizados na manutenção de estradas vicinais e sistemas viários dos nove assentamentos mantidos pelo Instituto no município, onde estão assentadas 6.692 famílias beneficiárias da reforma agrária.

O evento também foi marcado pela entrega de seis títulos simbólicos de terras para ocupantes de várzea da região. A atividade envolveu a Superintendência Regional do Incra, a Delegacia Federal do MDA, a Coordenadoria do Programa Terra Legal no Amazonas e a Prefeitura de Iranduba.

A iniciativa vai regularizar a posse e titular 260 famílias beneficiárias da reforma agrária que vivem na Ilha da Paciência e ocupam regularmente estas áreas. Com a medida, elas passarão a ter segurança jurídica para assegurar o direito à moradia, além de documentação para acessarem políticas públicas de combate à pobreza e estímulo à produção, como crédito e assistência técnica.

Ao falar durante o ato, a superintendente regional do Incra, Maria do Socorro Feitosa, fez um balanço das ações da reforma agrária no município e enfatizou a regularização fundiária nas áreas de várzea em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

"O Governo Federal está fazendo a sua parte e esperamos que os nossos agricultores, os assentados, cumpram as suas, que é dar a verdadeira função social à terra, produzindo sem danificar a natureza", afirmou.

Produção
Para estimular a oferta de alimentos, a Delegacia do MDA apresentou o Plano Safra da Agricultura Familiar para o Amazonas 2013/14. Foram assinados termos de compromissos com a Prefeitura de Iranduba que totalizaram em R$ 7 milhões. Os recursos serão investidos para alavancar a produção da agricultura familiar no município.

Os convênios buscam inserir os assentados, ribeirinhos e produtores familiares em políticas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), entre outras.


O município de Iranduba, situado à margem esquerda do Rio Solimões, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros no Amazonas e pertencente à região metropolitana de Manaus.

Ir para o Topo