6.png

Siga o Incra

TwitterFacebookYoutubeFlickrFeed

banner imoveis certificados

banner cestas basicas web

banner carta servicos

ban transp publica

Incra leva apoio e ações de desenvolvimento para 1320 famílias assentadas em Campos dos Goytacazes (RJ)

6 2 campos assentados zumbi sarita coelhoTerminou nesta semana (terça-feira, 05) a segunda reunião promovida este ano pelo Incra/RJ com parte das 1.320 famílias assentadas em Campos dos Goytacazes. A intenção foi ouvir as demandas dos agricultores locais e reafirmar o compromisso do Incra de intensificar as ações de desenvolvimento de assentamentos para os trabalhadores rurais que vivem nos dez assentamentos da reforma agrária no Norte Fluminense.

Ação ocorre duas semanas após o falecimento do assentado Cícero Guedes dos Santos, morto a tiros no dia 25 de janeiro na área rural do município. A primeira reunião ocorreu na segunda-feira (04), no assentamento Zumbi dos Palmares, onde vivia a liderança dos trabalhadores rurais. O assentamento é o maior do estado, com 8 mil hectares e capacidade para 507 famílias assentadas.

No dia seguinte, os assentados se reuniram com o Incra na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) no centro de Campos dos Goytacazes. Na ocasião, o chefe da divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra/RJ, Newson Monteiro, também anunciou o início da execução das obras de implantação de 16 quilômetros de estradas vicinais, incluindo 25 metros de pontes, no valor de R$ 1,2 milhões para beneficiar os assentamentos Bem Dizia, em Macaé, Terra Conquistada, em Campos dos Goytacazes e Chico Mendes, em Cardoso Moreira.

Também foram entregues 20 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs). O documento comprova o enquadramento do agricultor como pequeno produtor e o qualifica para ter acesso a políticas públicas como o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Recursos para casas
Outra ação do Incra priorizada na região será a aplicação do crédito instalação na modalidade de Recuperação/Materiais de Construção no assentamento Zumbi dos Palmares. O benefício no valor de R$ 8 mil por família vai ser liberado ainda neste semestre. Além disso, o Incra elabora uma chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para universalizar o atendimento em todo o estado do Rio de Janeiro. As 200 famílias de Campos dos Goytacazes que ainda não recebiam o benefício serão incluídas nesse edital.

O município de Campos dos Goytacazes possui 81 grandes propriedades rurais e também o maior latifúndio do estado: a Fazenda Sapucaia, com 10,7 mil hectares. No local, mais de 20 mil hectares estão em processo de desapropriação pelo Incra, entre eles, as terras da terras da Usina Cambayba. Segundo o ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Cláudio Guerra, nos fornos dessa usina foram incinerados os corpos de dez presos políticos durante a ditadura militar.

icon ater2

ATER - Chamadas Públicas

Confira os editais por estado

Relatório de Gestão

Prestação de Contas ano a ano

Portal da Transparência

Saiba como o Governo Federal aplica seu dinheiro