2.png

Siga o Incra

TwitterFacebookYoutubeFlickrFeed

banner imoveis certificados

banner cestas basicas web

banner carta servicos

ban transp publica

Incra investe R$ 700 mil em três assentamentos no MS

As condições de moradia e produção para as 310 famílias dos projetos de assentamento (PA) Padre Aquilino, Raimundo Lopes e Volta Redonda, localizados no município de Nova Alvorada do Sul, estão mudando para melhor. Na quarta-feira (8), o Incra e a prefeitura de Nova Alvorada do Sul assinaram uma Ordem de Serviço para abertura de 62,5 quilômetros de estradas nos três PAs. As obras foram orçadas em R$ 719 mil.

Para o prefeito do município, Arlei Silva Barbosa, a abertura de estradas irá beneficiar o escoamento da produção dos três assentamentos, em especial do PA Padre Aquilino. “A localização desse assentamento é privilegiada. Está à beira da BR 163 e próximo de dois centros consumidores, o que garante a comercialização da produção das famílias”, afirma. Resultante da aquisição da fazenda Sucesso, o PA também fica próximo ao distrito de Anhandui e a 50 quilômetros da sede do município, Nova Alvorada do Sul.

Crédito para produção

Ainda este ano, os assentados dos três PAs receberão os créditos Apoio Inicial, Habitação e Fomento. Além disso, outros investimentos serão realizados, como a correção de solos.

No Padre Aquilino o Apoio Inicial já foi concedido e parte dele foi utilizado para a instalação do sistema de distribuição de água. Para os movimentos sociais e a superintendência do Incra o fornecimento de água é prioridade absoluta. “Sem água não é possível a permanência das famílias no lote nem a produção”, disse o superintendente da autarquia, Flodoaldo Alves de Alencar.

Maria Meire de Souza Mendes, assentada desde agosto de 2008 no PA, produz feijão, mandioca, milho, legumes e hortaliças que garantem a sobrevivência da assentada. No barraco de lona onde mora, conta os dias para a entrada numa casa de verdade. “Depois de oito anos de luta, tenho agora a certeza de um futuro melhor”, avalia Maria.

A amiga e assentada, Vera Serafini, 38 anos, moradora do lote número um, compartilha da certeza de Maria e tem em seus planos a produção de leite e criação de porcos e galinha caipira.

icon ater2

ATER - Chamadas Públicas

Confira os editais por estado

Relatório de Gestão

Prestação de Contas ano a ano

Portal da Transparência

Saiba como o Governo Federal aplica seu dinheiro