2.png

Siga o Incra

TwitterFacebookYoutubeFlickrFeed

banner imoveis certificados

banner cestas basicas web

banner carta servicos

ban transp publica

Territórios da Cidadania: Manaus e Entorno avalia ações de 2008

O Colegiado Territorial do Território Manaus e Entorno se reuniu nos dias 10 e 11 deste mês, no auditório do Centro das Irmãs Salesianas do Amazonas, em Manaus, para avaliar as ações do Programa Territórios da Cidadania na região. Em 2008, foram aplicados cerca de 400 milhões, destinados aos 13 municípios que compõem a território (formado por quase dois milhões de habitantes, dos quais 192 mil vivem em áreas rurais). Participaram do encontro integrantes de associações rurais, cooperativas, sindicatos, prefeituras, Governo do Estado e Governo Federal.



"Esta avaliação dos recursos aplicados no Território da Cidadania de Manaus e Entorno é importante porque além de verificar se as políticas públicas foram executadas, são os atores principais deste processo, os trabalhadores rurais, que definem o que precisa ser melhorado ou mudado, de acordo com as necessidades identificadas", explica o delegado do MDA em Manaus, Lúcio Carril. Ele complementa que já foram alocadas para este Território, em 2009, o equivalente a aproximadamente R$ 580 milhões.


Parcerias



O Territórios da Cidadania é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais, municípios e a sociedade civil. Em 2009, o Programa foi ampliado de 60 para 120 Territórios da Cidadania. Seis desses territórios estão localizados no Amazonas – Alto Juruá, Alto Rio Negro, Baixo Amazonas, Madeira, Manaus e Entorno e Mesorregião Alto Solimões.



O prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, um dos participantes da reunião do Colegiado Territorial do Território Manaus e Entorno, lembrou que o Territórios da Cidadania é "uma  política pública do Governo Federal que está conseguindo juntar regiões que têm o mesmo problema, isto é, o índice de exclusão social, e, por isso, está encontrando as soluções desses problemas coletivamente".



O presidente da Cooperativa Mista Agrícola do Produtor Rural de Iranduba (Comapre), Manoel Tibúrcio, esboçou a mesma opinião. "Iremos trazer melhorias para as comunidades desenvolvendo a agricultura familiar juntamente com a preservação do meio ambiente. Todas as ações dos ministérios com os agricultores são importantes. Não adianta um trabalhador rural cultivar seus produtos se ele estiver doente", disse, defendendo a concepção coletiva e de integração do Programa Territórios da Cidadania.

icon ater2

ATER - Chamadas Públicas

Confira os editais por estado

Relatório de Gestão

Prestação de Contas ano a ano

Portal da Transparência

Saiba como o Governo Federal aplica seu dinheiro