Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Ações de cadastro rural são intensificadas no Espírito Santo


Publicado dia 10/05/2019
 
A fim de potencializar as ações de cadastro rural, a Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra no Espírito Santo desenvolve uma série de atividades para melhorar o atendimento aos usuários que procuram diariamente a autarquia, sediada em Vila Velha, e as Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs) – representações instaladas em 72 dos 78 municípios capixabas resultantes da celebração de acordos de cooperação técnica com essas prefeituras.
 
No período de 6 a 9 de maio ocorreu em Venda Nova do Imigrante um curso de recepção em cadastro rural ministrado pela equipe do Incra/ES, destinado a sete servidores dos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Fundão, Governador Lindenberg, Ibiraçu e Piúma, que possuem acesso ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) em virtude de trabalharem como auxiliares na UMC de suas cidades.
 
Uma das finalidades do evento foi habilitar mais servidores municipais com senhas, aumentando a capacidade de atendimento local. Dos 72 municípios que mantêm parcerias com o Incra/ES, 23 deles possuem perfil de “recepção”, ou seja, estão aptos a realizar consultas no SNCR e a emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
 
O superintendente regional do Incra/ES, José Filho, reconheceu o apoio das administrações municipais que são parceiras do instituto no atendimento às demandas do público relativas ao cadastro de imóveis rurais e registrou o quanto essa aproximação e sinergia de esforços com as prefeituras capixabas traz benefícios a todos. “Mais do que facilitar a vida das pessoas que nos procuram diariamente, essa ação conjunta reflete a importância de contarmos com cada ente público na expectativa de otimizarmos a qualidade dos serviços prestados pela autarquia e de cumprirmos nossos objetivos e metas institucionais”, defendeu.
 
Segundo o gestor regional do SNCR, Alessandro Mathias Holtz, “os treinamentos e supervisões realizados ilustram os esforços envidados e expressam a importância das Unidades Municipais de Cadastramento no contexto do Sistema Nacional de Cadastro Rural na busca pela qualidade das informações inseridas no sistema”.
 
Capacitação interna
 
Entre os dias 7 e 9 de maio, a equipe do setor de Cadastro da autarquia organizou uma capacitação interna a quatro funcionárias terceirizadas que atuam no atendimento ao público para sanar dúvidas a respeito do tema. Durante o curso foram abordados tópicos como teoria e legislação de cadastro rural, manual do SNCR e outros assuntos relativos à rotina de trabalho realizada pelas colaboradoras. O objetivo do evento foi qualificar este tipo de assistência, bem como a prestação de esclarecimentos com agilidade também sobre declarações cadastrais de imóveis rurais no SNCR.
 
Próximo evento
 
De 14 a 16 de maio, novamente em Venda Nova do Imigrante, será realizado o curso de analista em cadastro rural, dirigido a quatro servidores lotados nas UMCs de Conceição do Castelo, Guaçuí, Itarana e Mimoso do Sul. A qualificação visa observar a qualidade do trabalho de recepção feito por essas unidades e as demandas de alterações cadastrais que atendem, possibilitando substituir as senhas de acesso dos mesmos pelo perfil de “analista”. Dos 72 municípios com representações de cadastro rural, 49 deles possuem este perfil, indicando que podem analisar pedidos de alterações cadastrais ou incluir novos códigos no SNCR de áreas com até quatro módulos fiscais (variável por município).
 
Para o chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/ES, Oscar Oséias de Oliveira, “esse conjunto de ações de cadastro rural desenvolvidas em maio, e que devem se intensificar ao longo do ano, contribuem sobremaneira ao ordenamento da malha fundiária capixaba e nacional: uma das importantes atribuições institucionais da autarquia”.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
(27) 3185-9084
ascom-es@vta.incra.gov.br

Ir para o Topo