Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Acordo garante regularização ambiental de assentamentos no Acre


Publicado dia 26/12/2018
 
A Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamentos do Incra e o Governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), assinaram acordo de cooperação técnica, em 20 de dezembro.
 
O objeto da parceria com o órgão ambiental do Acre, desenvolvida por meio da Coordenação-Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra, é atuar no desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à regularização ambiental, a partir do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos lotes de 118 assentamentos criados pela autarquia no estado.
 
A assinatura digital do acordo foi realizada por meio do Sistema Eletrônico de informações (SEI), durante videoconferência com a participação de representantes do Incra, em Brasília, da autarquia e da secretaria em Rio Branco, no Acre.
 
Sinergia
 
O coordenador-geral substituto de Meio Ambiente do Incra, Ruberval Lopes da Silva, agradeceu aos servidores que participaram das tratativas na elaboração do acordo e destacou que a cooperação, além de estabelecer a criação de grupo de trabalho com servidores da SEMA e do instituto, tem como objetivo a disponibilização da base de dados e a integração das equipes das instituições na regularização ambiental dos lotes dos assentamentos.
 
O diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, Clóvis Figueiredo Cardoso, ressaltou durante a assinatura do acordo que até agora foram celebrados outras parcerias com o mesmo objeto, com os estados de Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.
 
“É impossível trabalhar em uma questão ambiental tão complexa sem realizar parceria com outros entes da federação”, afirmou Cardoso, citando o trabalho realizado com a Universidade de Lavras que realizou 100% do CAR perímetro de projetos criados pela autarquia em todo o Brasil que, entre outras novidades mapeou 20 milhões de hectares de mata nativa nos assentamentos do Incra.
 
Já o Secretário de Meio Ambiente do Acre, Carlos Edegard de Deus, afirmou que com a assinatura da cooperação técnica “o trabalho vai resultar no mapeamento dos passivos e o estabelecimento do plano de recuperação de áreas”. Ele elogiou, ainda, parcerias do Governo do Acre com o Incra nos últimos 10 anos.

Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

 

Ir para o Topo