Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Agricultoras catarinenses receberão crédito para fomento à produção


Publicado dia 14/06/2017
Crédito: Ascom Incra/SC

 

Vinte e uma agricultoras assentadas nos municípios de Calmon e Timbó Grande, no Planalto Norte catarinense, assinaram recentemente contratos com o Incra/SC para o recebimento do Crédito Instalação, na modalidade Fomento Mulher.

O benefício, no valor individual de R$ 3 mil, é concedido pelo Incra às mulheres titulares dos lotes para fomentar a produção na reforma agrária. Os recursos serão aplicados em projetos específicos para cada lote, elaborados por prestadora de assistência técnica e extensão rural, de acordo com o objetivo produtivo das agricultoras.

Entre os investimentos previstos, destacam-se, em Calmon, a apicultura, a avicultura, a bovinocultura de leite e o cultivo de hortaliças e erva mate. No município de Timbó Grande, os investimentos serão voltados para a suinocultura, a avicultura e o cultivo protegido.

Os investimentos serão fiscalizados pelo Incra e cada agricultora terá até um ano para realizar o pagamento em cota única a partir da data de liberação do crédito, podendo ter até 80% de desconto sobre o saldo devedor até a data de vencimento.

Os projetos de assentamento beneficiados foram: Putinga e Jangada, em Calmon; e Nova Cultura, Vida Nova, Cristo Rei e Perdiz Grande, no município de Timbó Grande.

Novos Créditos

O crédito Fomento Mulher é uma das modalidades do Crédito Instalação do Incra, política que serve como primeiro incentivo para que os assentados efetivamente se estabeleçam na terra. As regras do Crédito de Instalação foram simplificadas em 31 de maio, com a publicação do Decreto 9.066/2017, da Presidência da República.

Com a mudança, a modalidade Fomento continua requerendo um projeto técnico para aplicação dos recursos pelos assentados, entretanto, além de entidades de assistência técnica, tais projetos também podem ser elaborados por servidores do Incra, de prestadoras na área ou de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal que estabeleçam acordo de cooperação, convênio ou instrumento similar.

Para acessar o crédito a família deve estar com o cadastro regular e atualizado junto ao Incra, ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e não ter recebido, anteriormente, as antigas modalidades do Crédito Instalação, conforme definido na Lei 13.001/2014.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560
http://www.incra.gov.br/sc

Ir para o Topo