Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados cearenses participam de feira agroecológica em universidade federal


Publicado dia 11/12/2018
Artesanato de assentamentos cearenses será comercializado em feira da Unilab, em Redenção.
Crédito: Incra/CE
 
No dia 13 de dezembro, agricultores de dez assentamentos cearenses participam da Feira de Agroecologia promovida pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). O evento acontece das 8h às 14 h, no bloco administrativo do campus da Liberdade (Avenida da Abolição, nº 3, Centro), no município de Redenção, a 50 quilômetros de Fortaleza.
 
Na feira, os estudantes universitários e a comunidade pode encontrar redes, rendas, artesanatos, frutas e verduras orgânicas, biscoitos de algas marinhas, bolos artesanais e alimentos derivados do caju, como castanhas e mel, entre outros produtos oriundos da reforma agrária.
 
Participam do evento famílias dos assentamentos Lagoa do Mineiro e Pachicu (ambos no município de Itarema), Nova Cajazeiras e Jardim (ambos em Baturité), São José II e Córrego do Quixinxé (ambos em Ocara), Maceió (Itapipoca), Lages (Trairi), Boqueirão (Acarapé) e Menino Jesus (Cascavel).
 
“A participação na feira contribui para dar mais visibilidade à produção da reforma agrária e é uma oportunidade de negócio às famílias assentadas”, disse a servidora do Incra/CE, Karla Denise, gestora na superintendência do acordo de cooperação técnica entre a autarquia e a Unilab. “Também é um espaço de venda direta ao consumidor, sem intermediários, com garantia de renda maior”, complementa.
 
Acordo de Cooperação
 
A participação das famílias assentadas na feira é uma das ações previstas no acordo firmado em 2016 entre a instituição de ensino e o Incra no Ceará. Por meio da parceria, agricultores assentados das regiões do Vale do Curu e Aracatiaçu e do Maciço do Baturité começam a integrar a Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar (Racaf), espaços de comercialização promovidos pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) da Unilab.
 
Técnicos das duas instituições visitaram as comunidades para seleção, cadastro e apoio às experiências produtivas realizadas pelas famílias assentadas. Em Lagoa do Mineiro, por exemplo, assentadas produzem redes com restos de retalhos adquiridos em confecções pela Intesol e transportados com o apoio do Incra/CE durante as pesquisas de campo.
 
Para exposição e venda na feira, a autarquia disponibilizará dez kits-feira adquiridos por meio do programa Terra Sol, criado pelo Incra para incrementar iniciativas produtivas nos assentamentos. Cada kit vem com barraca em estrutura de ferro, “saia” para revestimento da parte inferior, lona de cobertura, aventais, bonés, balança eletrônica, caixotes para carregamentos de frutas e verduras, placas para inserção de preços e de identificação, além de sacolas plásticas. A previsão é que os kits fiquem na Unilab para participação permanente dos assentados na feira local da universidade, realizada mensalmente.
  
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara
twitter: @incraceara

Ir para o Topo