Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados do Distrito Federal e Entorno receberão 30 toneladas de sementes


Publicado dia 22/05/2019
Superintendentes da Conab e do Incra - instituições responsáveis pela distribuição
Crédito: Arquivo Incra
 
Um acordo entre o Incra no Distrito Federal e Entorno e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai garantir a distribuição de sementes para agricultores familiares assentados de dez municípios da região. Ao todo serão distribuídos 15 mil quilos de sementes de milho, 15 mil quilos de sementes de feijão e 88 quilos de sementes de abóbora. A distribuição deve acontecer a partir do mês de outubro e novembro, quando iniciará o período de chuvas na região.
 
O acordo entre o Incra e a Conab acontece no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A modalidade PAA Sementes possibilita a compra direta de cooperativas e outras organizações e a posterior distribuição aos agricultores familiares. O objetivo é apoiar o fortalecimento social e econômico das famílias de agricultores e incentivar a produção local.
 
Sementes
 
As sementes que chegarão aos assentamentos cumprem as normas vigentes de qualidade, certificação e cadastro. Conforme a Conab, elas podem ser convencionais ou de cultivares locais, tradicionais ou crioula. A opção por estas variedades possibilita um custo de produção mais baixo para os agricultores familiares.
 
O superintendente da Conab no Distrito Federal e Entorno, Rafael Borges Bueno, destaca a importância da cooperação entre as instituições federais e estaduais com o objetivo de apoiar a agricultura familiar. Segundo ele, a união entre os entes têm a capacidade de criar um círculo virtuoso nas economias locais. “O agricultor recebe a semente, planta e pode comercializar o excedente de sua produção nos mercados locais ou para o PAA”, explica.
 
Distribuição
 
O superintendente do Incra/DF e Entorno, Igor Soares Lélis, ressalta que as sementes não terão custo algum para os agricultores assentados. Ele afirma que, além de utilizar a produção para alimento da família e para comercialização, o produtor também poderá produzir as sementes para novos plantios. “Queremos garantir que os assentados assegurem não só sua própria segurança alimentar, como incrementem sua renda”, pondera o superintendente.
 
A aquisição das sementes que serão entregues nos municípios atendidos pelo Incra/DF e Entorno acontecerá em junho. Já a distribuição acontecerá no início da estação chuvosa, quando começará também a época do plantio dos produtos. Os assentamentos atendidos pelo programa serão definidos apenas no segundo semestre.
 
Investimento
 
Ainda por meio do acordo entre Incra e Conab, pelo Programa de Aquisição de Alimentos, o Nordeste e o Centro-Oeste são as regiões do Brasil que receberão o maior investimento. Serão R$ 3 milhões aplicados na compra dos produtos para atender dez planos de distribuição nas duas regiões.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/DF e Entorno
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Ir para o Topo