Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados e agricultores familiares participam do 4º Festival do Milho na Paraíba


Publicado dia 19/06/2019
Arquivo Ascom Incra/PB
Crédito: Danton Dantas
 
 
Assentados da reforma agrária e agricultores familiares de 25 municípios da Paraíba participam, de 20 a 23 de junho, na capital do estado, João Pessoa, da quarta edição do Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf). No evento, que integra o Arraiá da Economia Criativa da programação junina da Prefeitura Municipal de João Pessoa, os consumidores poderão comprar milho no varejo e no atacado, além de pratos típicos desta época do ano, como pamonha, canjica, bolos e doces. Também haverá oficinas e capacitações, shows gastronômicos, apresentações culturais e do tradicional forró pé de serra.

No ano passado, foram comercializadas durante o festival mais de 3,4 mil “mãos” de milho – o equivalente a cerca de 177,8 mil espigas – por moradores de, pelo menos, cinco assentamentos, além de agricultores familiares de mais de 20 municípios das regiões da Zona da Mata Sul, Zona da Mata Norte e Borborema.
 
Cultura e gastronomia
 
As oficinas realizadas durante o Arraiá da Economia Criativa são voltadas a difundir o cultivo de hortas urbanas, artesanato, decoração junina sustentável e produção de embalagens sustentáveis. Entre os temas, "Floricultura Tropical: Uma oportunidade Negócios", "Artesanato: colares e adorno de cabelo em fuxicos" e "Reciclando Banners". Os interessados devem comparecer à Cecaf para se inscreverem.
 
Uma série de atrações culturais faz parte da programação. Haverá apresentações de quadrilhas juninas, trios pé de serra, e os chamados shows gastronômicos, com chefs renomados a exemplo de Lubyanka Baltar, Fábio Cunha e Luiz Cláudio. As mulheres cadastradas nas secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Urbano que comercializam na Cecaf receberam uma capacitação de gastronomia, ministrada por estudantes do curso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para vender comidas típicas durante o evento.
 
Realização
 
O festival é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, pasta responsável pela administração da Cecaf, e pelo programa João Pessoa Cidade Criativa. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Cultural de João Pessoa, além das secretarias de Educação e Cultura, de Desenvolvimento Social, de Turismo, de Infraestrutura, de Segurança Urbana e Cidadania e de Comunicação. Outras instituições envolvidas são a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana, a UFPB e o Sesc/PB, juntamente a associações e cooperativas da agricultura familiar dos Territórios da Cidadania da Zona da Mata Sul e da Zona da Mata Norte.
 
Cecaf
 
A Central de Comercialização da Agricultura Familiar, administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está em funcionamento desde julho de 2015. Atualmente, comercializa a produção de 134 agricultores familiares e assentados de 28 municípios paraibanos: João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Fagundes, Puxinanã, Lucena, Pitimbu, Pedras de Fogo, Areia, Bananeiras, Baía da Traição, Itapororoca, Natuba, Remígio, Lagoa Seca, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Monteiro, Conde, Alhandra, Caaporã, Rio Tinto, Itabaiana, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e São Miguel de Taipu.
 
 
SERVIÇO
Evento: 4º Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf)
Data: 20 a 23 de junho
Horários:
* Quinta-feira (20), das 5h às 19h;
* Sexta-feira (21), das 8h às 19h;
* Sábado (22), das 5h às 17h;
* Domingo (23), das 5h às 12h.
Local: Av. Hilton Souto Maior, Nº 1112 - José Américo - João Pessoa (próximo ao depósito de urnas da Justiça Eleitoral)
Contato: Rogeany Gonçalves, da Sedurb (83) 98756-5924
 
 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
incra.gov.br/pb
facebook.com/Incra-PB-563000987063790/

Ir para o Topo