Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados participam da Semana dos Alimentos Orgânicos em João Pessoa (PB)


Publicado dia 27/05/2019
Crédito: Flávia Costa Curta
 
Agricultores de um assentamento da reforma agrária e de comunidades da agricultura familiar da Região Metropolitana de João Pessoa (PB) participaram, no domingo (26), na capital paraibana, da abertura da 15ª edição da Semana dos Alimentos Orgânicos. O evento é realizado anualmente, em todo o país, na última semana de maio, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O tema, desta vez, foi “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”.
 
Em João Pessoa, a abertura da semana temática ocorreu durante todo o dia no Largo da Gameleira, na calçadinha da Praia de Tambaú. A extensa programação incluiu oficinas gastronômicas para crianças, adultos e apresentações culturais.
 
Participaram da feira de orgânicos agricultores do assentamento Padre Gino, no município de Sapé, e do acampamento Ponta de Gramame, em João Pessoa, além de agricultores familiares da Granja Gurugi e pertencentes à Associação Conde Orgânico, no município de Conde.
 
A maior parte dos agricultores presentes ao evento integra a Associação Agroecológica dos Agricultores e Agricultoras da Várzea Paraibana (Ecovárzea), entidade que congrega produtores de quatro municípios do estado e mantém outras feiras em João Pessoa, como a realizada às sextas-feiras, desde 2002, no campus central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
 
O evento de abertura da Semana dos Alimentos Orgânicos só terminou após o pôr do sol, com a apresentação de um grupo de xaxado e de um trio de forró pé de serra (forró tradicional).
 
Estímulo à comercialização

Um dos principais objetivos da campanha é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização e estimular a participação de cada um como agente no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores.
 
Na Paraíba, a Semana dos Alimentos Orgânicos prossegue com eventos em Campina Grande, na quinta-feira (30), na Praça da Bandeira, das 8h às 13h; em Tacima, na quinta-feira (30), na praça principal do município, das 15h às 18h; em Conde, no sábado (1º), na Feira Agroecológica de Jacumã, das 8h às 18h; em Serraria, no sábado (1º), na Feira de Produtos Orgânicos, das 8h às 15h; em Monteiro, no sábado (1º), na Feira Agroecológica do município, das 8h às 17h e em Boqueirão, no sábado (1º), na praça principal, das 8h às 17h.
 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
kalyandra.vaz@jpa.incra.gov.br
incra.gov.br/pb
facebook.com/Incra-PB-563000987063790/

Ir para o Topo