Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados participam de Seminário de Mandiocultura na Paraíba


Publicado dia 16/07/2019

 

A prefeitura de Mari, município da Zona da Mata Norte da Paraíba, realiza nestas quarta e quinta-feiras, 17 e 18 de julho, das 8h às 16h, o 1º Seminário Estadual de Mandiocultura - Do Plantio à Comercialização. Agricultores dos dois assentamentos localizados no município vão participar do evento, que acontece no W Maison, no Centro de Mari.
 
Os assentamentos Tiradentes e Zumbi dos Palmares, onde vivem 244 famílias de agricultores, estão entres as principais áreas de reforma agrária produtoras de mandioca na Paraíba e estão localizados a aproximadamente 65 quilômetros da capital João Pessoa.
 
As famílias do assentamento estão organizadas em torno da Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Zumbi dos Palmares (Coopaz) e contam ainda com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no desenvolvimento da atividade produtiva.
 
Arranjo produtivo

O objetivo do seminário, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari, Severino Nascimento, é desenvolver o arranjo produtivo da mandiocultura entre os órgãos técnicos, de gestão e de fomento com os produtores rurais e com os empresários do segmento da mandiocultura no estado.
 
O evento integra o Projeto Propriedade Produtiva, implantado em Mari no início de 2017, para o fortalecimento da agropecuária, apoio à produção rural e desenvolvimento de experimentos focados na melhoria da qualidade dos produtos agropecuários e no ganho de produtividade com lucratividade e sustentabilidade.
 
Parcerias

A Programação do 1º Seminário Estadual de Mandiocultura inclui a realização de mesas-redondas, palestras, exposições de experiências de sucesso e ainda visita técnica a cultivos e experimentos com mandioca. O seminário é realizado em parceria com órgãos de pesquisa agropecuária e entidades de assistência técnica, como o Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Areia, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco do Nordeste.
 
SERVIÇO
Evento: 1º Seminário Estadual de Mandiocultura do plantio à comercialização
Data / Horário: 17 e 18 de julho de 2019 (quarta e quinta-feiras), das 8h às 16h
Local: W Maison - Centro - Sapé (PB)
Contato: Severino Nascimento - (83) 99997-4159
 
 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259 / (83) 98610-1118
http://www.incra.gov.br/pb
https://www.facebook.com/Incra-PB-563000987063790/

Ir para o Topo