Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentamento em Quatis (RJ) será beneficiado com estradas e pontes


Publicado dia 20/04/2017
Local no assentamento onde será construída ponte  - Foto: Ascom Incra/RJ
 
Servidores da Superintendência Regional do Incra no Rio de Janeiro estiveram no assentamento Irmã Dorothy – localizado no municípoio de Quatis, na região do Vale do Paraíba - dia 11 de abril, para dar continuidade ao cronograma de implantação das ações de infraestrutura na área. 
 
A equipe apresentou mapa caracterizando os trechos de estradas vicinais que devem ser abertos e/ou recuperados e a necessidade de construção de pontes. Ao todo, será preciso recuperar oito quilômetros de estrada e a abrir mais outros 3,5 quilômetros, além de construir duas pontes: uma de 20 metros e outra de 30 metros. 
 
Na ocasião, o superintendente do Incra/RJ, Carlos Castilho, também se reuniu com o prefeito do município, Raimundo de Souza, para tratar de possíveis parcerias na área de infraestrutura. O prefeito se comprometeu a recuperar um pequeno trecho de estrada no assentamento e a fornecer material para construção da ponte menor. Ele também se prontificou a apresentar junto à Caixa Econômica Federal projeto para inclusão das famílias assentadas no programa Minha Casa Minha Vida Rural e a participar de reunião com a companhia distribuidora de energia elétrica para tratar das necessidades do assentamento. 
 
O Incra também aproveitou a oportunidade para entregar à comunidade o comprovante de inclusão do assentamento na base de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, de Uso Restrito e das consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Com o CAR, é possível definir as ações de monitoramento e regularização ambiental dessas áreas, bem como auxiliar para que os assentados obtenham créditos agrícolas.
 
O assentamento Irmã Dorothy foi criado em setembro de 2015, ocupando uma área de  1.049 hectares com a capacidade de 53 famílias. Além das soluções de infraestrutura básica, como água, luz, moradia e estradas, o cronograma de implantação de ações do Incra no assentamento para este e o próximo ano inclui ainda a elaboração de anteprojeto de parcelamento para demarcação das parcelas.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RJ
(21) 2224-3346
ascom.rj@rjo.incra.gov.br 

Ir para o Topo