Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Audiência pública na Câmara debate o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária


Publicado dia 28/09/2017

Foto: Agência Câmara. 

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quinta-feira (28), debate sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e as políticas públicas de educação do campo. A audiência reuniu representantes de organizações governamentais e não governamentais. O coordenador-geral de Educação do Campo e Cidadania, Iradel Freitas da Costa, representou o Incra no evento.  

Na ocasião, representantes das entidades não governamentais presentes na Câmara dos Deputados entregaram ao coordenador um abaixo-assinado em defesa do Pronera e contra os cortes orçamentários no Programa. Segundo as entidades, a recomposição do orçamento é fundamental para que as atividades promovidas não parem. 

Iradel da Costa afirmou que a redução do orçamento afeta o desenvolvimento das ações previstas para 2018. O coordenador destacou a importância dos parlamentares e das entidades no apoio ao Programa. “Se unirmos forças podemos avançar e garantir os recursos necessários para a manutenção e a ampliação do Pronera e seus cursos”, disse.

O Pronera foi criado com o objetivo de ampliar os níveis de educação formal de jovens e adultos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário, acampados e quilombolas cadastrados pela autarquia.

A professora Mônica Castagna Molina, representante do Fórum Nacional de Educação do Campo, ressaltou que, em 20 anos, o Pronera formou, nos mais diversos níveis, cerca de 200 mil pessoas. Ela criticou o corte orçamentário e o fechamento das escolas no meio rural por parte de municípios e estados. “Corremos o risco de termos centenas de jovens e adultos analfabetos no campo”.

O deputado federal Padre João (MG), que propôs a audiência pública, destaca que o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária compreende cursos formais de educação de jovens e adultos, além de cursos técnicos e de nível superior (incluindo mestrado). “Com essa audiência, queremos entender e buscar soluções para os atuais problemas que engessam a educação do campo”.

Matéria atualizada em 29/09/2017, às 21h05.

Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br
www.incra.gov.br

Ir para o Topo