Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Dia de Campo reúne 160 agricultores de assentamentos do Médio São Francisco


Publicado dia 06/12/2017

 

Assentados dos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó, no Sertão pernambucano, participaram, na última semana (29 e 30 de novembro), do Dia de Campo, uma das ações do programa de assistência técnica e extensão rural prestadas a beneficiários da reforma agrária. As atividades contaram com 160 participantes, que além de educação ambiental e aprendizados sobre preservação do Rio São Francisco, receberem orientações relacionadas à fruticultura irrigada e a fontes alternativas de renda sem agressão ao meio ambiente.

Na quarta-feira (29), as ações ocorreram na Ilha da Missão, com a presença de 45 agricultores dos assentamentos Safra e Caraibas II, em Santa Maria da Boa Vista. Na ocasião, eles conheceram a tecnologia de produção das caldas orgânicas, compostos que substituem os agrotóxicos no combate a pragas e doenças. O objetivo é buscar sustentabilidade e alta produtividade utilizando métodos simples de baixo custo.

No dia seguinte, no assentamento Alegre, em Orocó, 115 agricultores da comunidade rural e de outras três áreas de reforma agrária – Bom Jesus, Juventude e Várzea Grande – assistiram palestras sobre a história do Rio São Francisco, propagação de mudas endêmicas, além de explanação sobre as principais espécies da caatinga e mata ciliar, e sua importância, recomposição e preservação. As Áreas de Preservação Permanente (APP), que compreendem a faixa de mata ciliar até 500 metros às margens do São Francisco, e os sistema de produção agroflorestal foram outros assuntos abordados.

Ater

Os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) beneficiam aproximadamente 10 mil famílias assentadas no sertão dos estados de Pernambuco e da Bahia, a um valor total de R$ 14,1 milhões. O foco é no atendimento às dinâmicas de convivência com o Semiárido, inserção no mercado local e ampliação da renda das famílias.

As visitas técnicas são mensais e, nelas, os produtores são orientados a traçar um planejamento de produção e a colocar em prática conceitos da agroecologia como rotação de cultura, adubação verde e compostagem. As boas práticas reduzem custos e melhoram a qualidade dos produtos, trazendo, assim, retorno financeiro.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
ascom@pnz.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/medio-sao-francisco

Ir para o Topo