Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Escola de assentamento no Paraná está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa


Publicado dia 14/12/2016
 
O Colégio Estadual do Campo José Marti, localizado no Projeto de Assentamento Oito de Abril, no município de Jardim Alegre (PR), está em festa, pois esta é a segunda vez que uma aluna é selecionada como finalista da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Não é para menos, já que em apenas cinco edições, alunas representantes desta escola participaram duas vezes.
 
Em dezembro de 2015 a estudante de 15 anos, Valdirene Prestes dos Santos, foi premiada na Olimpíada da Língua Portuguesa, no gênero “memórias literárias”, por um texto sobre a história do assentamento. Este ano, o Paraná terá duas representantes na final da 5° edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa - que acontece em Brasília dias 13 e 14 de dezembro. As estudantes Crislaine Letícia Vereta, de 17 anos, e Giovana Gomes Porn, 16 anos, representam a rede estadual de ensino na categoria de artigos de opinião na edição de 2016 da Olimpíada.
 
As paranaenses estão entre os 38 selecionados para a final do programa, que reuniu cerca de 170 mil alunos de todo o país somente nessa edição. A competição tem como objetivo aprimorar a didática dos profissionais da disciplina para desenvolver habilidades de escrita em seus alunos e contribuir com a qualidade do ensino público.
 
Tema reforma agrária
 
A Aluna Giovana, do 3° ano do ensino médio, abordou o tema reforma agrária em seu artigo. “Por viver em um assentamento, resolvi escrever e expressar minha opinião sobre o tema”, afirmou a aluna.
 
Além de representar a rede estadual de ensino, a estudante tem outros motivos para comemorar a classificação. “É muito gratificante, porque mesmo com a greve dos professores e ocupação da escola, que me privou de muita coisa, eu consegui”, disse a aluna que estudou em casa e debateu o tema com os moradores da própria comunidade onde vive. “Por isso essa classificação tem um gosto especial”, disse.
 
Olimpíada
 
A Olimpíada de Língua Portuguesa é dividida entre as categorias de “poema” - para estudantes do 5° e 6° ano do ensino fundamental; “memórias literárias” - para o 7° e 8° ano, também do ensino fundamental; “crônica” - para os alunos que estão no 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio; e “artigo de opinião” - para os estudantes do 2° e 3° ano do ensino médio.
 
Os semifinalistas são premiados com medalhas e direito à participação em oficinas culturais. Os finalistas recebem medalhas e um tablet. As escolas também são contempladas com placas de homenagem pela participação e os professores orientadores recebem um computador portátil.
 
Os cinco primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas, um computador portátil e uma impressora. Já as escolas recebem 10 computadores, uma impressora, um projetor, um telão para projeção e livros didáticos.
 
A competição é promovida pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
 
Assentamento
 
O Projeto de Assentamento Oito de Abril é formado por 555 famílias que ocupam cerca de 14 mil hectares. O assentamento corresponde a quase 40% do total de Jardim Alegre, município com 12 mil habitantes e distante cerca 380 quilômetros da capital Curitiba.
 
A área foi comprada pelo Incra em 2004. O leite é o forte da economia do Oito de Abril, a produção mensal de leite no assentamento supera um milhão de litros por mês.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR
(41) 3360-6538 / (41) 9238-6380
ascom@cta.incra.gov.br
www.facebook.com/incraparana

Ir para o Topo