Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Estudantes visitam assentamento gaúcho com produção biodinâmica


Publicado dia 11/09/2017
Crédito: Fernando Favaretto

 

Agricultores do assentamento Viamão, localizado no município de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, receberam estudantes da Escola Waldorf Querência de Ensino Fundamental, de Porto Alegre (RS). A atividade de troca de saberes, ocorrida na última quarta-feira (6), enfocou práticas ligadas à agricultura biodinâmica.

A visita a quatro lotes teve acompanhamento de dois professores da instituição de ensino. Sete alunos do 9º ano atuaram na elaboração de preparados orgânicos de nutrição das plantas e conversaram com os assentados.

“A biodinâmica cumpre os preceitos da agricultura orgânica, observando atentamente os ciclos da natureza. Elementos como fases da lua, épocas do ano e fluxos energéticos são considerados no manejo das plantas”, explicou o professor de Biologia e Jardinagem, Fernando Favaretto.

A agricultora Isabel Cristina Dalenogare contou que a parceria iniciou há cerca de um ano e meio, a partir da implantação de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). Nesta proposta, os assentados passaram a entregar cestas semanais com sete tipos de alimentos às famílias de alguns estudantes e os compradores solicitaram itens produzidos na prática biodinâmica.

Desde a efetivação do projeto, ocorreram dois cursos e duas visitas aos locais de produção. Atualmente, a iniciativa abrange nove famílias fornecedoras e 18 famílias consumidoras.

Para Favaretto, a visita ao assentamento foi mais uma via de contato dos estudantes com a aplicação dos preceitos biodinâmicos. Além disso, os educandos tiveram oportunidade de conhecer a realidade da reforma agrária, um contexto sobre o qual a maioria tinha poucas informações. “Fomos recebidos com carinho e afeto. Na volta, as crianças comentaram admiradas sobre o trabalho e o esforço dos assentados”, considerou.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/rs

Ir para o Topo