Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra atende mais de 3 mil pessoas durante programa Ação e Cidadania em Formosa (GO)


Publicado dia 05/12/2017

 

O Incra no Distrito Federal e Entorno encerrou nesta segunda-feira (4) o projeto Ação e Cidadania no município de Formosa (GO), a 75 quilômetros de Brasília. Em dez dias foram atendidas 3.366 pessoas, que foram à sede da Secretaria de Agricultura do município em busca dos serviços oferecidos pelo Incra.

Conforme balanço final, os serviços mais procurados pelos agricultores foram regularização junto ao Tribunal de Contas da União (TCU); supervisão ocupacional; acesso aos programas de crédito e emissão de documentos.

O agricultor Valdemar Celino de Jesus, há 11 anos morador do assentamento Florinda, recebeu do superintendente do Incra no Distrito Federal e Entorno, Igor Lelis, o Contrato de Concessão de Uso (CCU). Com o documento, o assentado agora pretende acessar os créditos e expandir a produção de seu lote. “Hoje planto mandioca, crio alguns animais, mas com os créditos vou poder aumentar minha produção e melhorar de vida”, diz. Valdemar é um dos 19 assentados que saíram com o documento assinado e em mãos. Outros 133 fizeram a solicitação do CCU diretamente aos servidores do Incra e devem receber o documento em seus lotes.

Além do atendimento na Secretaria de Agricultura do município, o Incra também colocou seis equipes em campo para realizar as supervisões ocupacionais dos lotes. Conforme o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra no Distrito Federal e Entorno, Nelson Marques Félix, foram feitas 591 vistorias. “Batemos um recorde nestes dez dias de trabalho aqui em Formosa”, disse.

Outro serviço muito procurado pelos assentados foi o acesso aos créditos. Na ocasião, 284 famílias receberam contratos de crédito. Ao todo 567 famílias buscaram orientação e encaminharam documentos para acessar os créditos Fomento Mulher, Apoio Inicial e Apoio Inicial I (complementação).

O superintendente do Incra no Distrito Federal e Entorno, Igor Lelis, ressaltou o empenho do Incra em levar os serviços diretamente aos assentados. Lelis elogiou os servidores que atuaram durante os últimos dias no município e se colocou à disposição dos assentados. “Espero que tenhamos trazido benefícios para todos vocês e estaremos sempre prontos a buscar soluções para os problemas de cada um”, disse.

Ação e Cidadania

O programa Ação e Cidadania foi lançado pela Coordenação de Educação do Campo e Cidadania, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra. A previsão é de que em dezembro dois outros municípios atendidos pela Superintendência do Incra no Distrito Federal e Entorno sejam contemplados.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra
Telefone: (61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Ir para o Topo