Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra capacita assentadas para receber o crédito Fomento Mulher no Piauí


Publicado dia 06/12/2018
 
Sessenta mulheres dos assentamentos Fazenda Graça, Vinte e Dois de Maio e Fazenda Tinguis, localizados no município de José de Freitas, a 55 quilômetros de Teresina (PI), participam de uma capacitação para elaboração de projetos produtivos em avicultura. Com o treinamento as agricultoras ficam aptas a acessar o crédito da modalidade Fomento Mulher.
 
O Fomento Mulher pode ser utilizado para implantar projetos produtivos sob a responsabilidade da mulher assentada titular do lote. O valor é de R$ 5 mil por família assentada. A implantação de quintais produtivos, uma das atividades em que o Fomento Mulher pode ser utilizado, permite o cultivo de hortaliças, árvores frutíferas, plantas medicinais e a criação de pequenos animais, como porcos e galinhas.
 
“As mulheres assentadas estão sendo capacitadas em avicultura alternativa, sobretudo das galinhas caipiras canela-preta, que é uma galinha adaptada às nossas condições climáticas e que também já tem um mercado consolidado. É um trabalho importante, porque as mulheres assentadas se reciclam e conhecem as técnicas de manejo das galinhas caipiras”, explicou a perita federal agrária do Incra/PI, Teresinha Aguiar.
 
De acordo com a perita agrária, a capacitação acontece em duas etapas. “Na primeira etapa, que ocorreu no mês de novembro, na Associação do Assentamento São Francisco II, em José de Freitas, as assentadas aprenderam sobre a importância do manejo das galinhas, mercado e também sobre o manejo sanitário, com o controle de doenças”.
 
A segunda etapa da capacitação vai acontecer dia 17 de dezembro, com a parte prática que consiste na produção da ração para as galinhas caipiras canela-preta. “A aula prática, ministrada por técnicos da Embrapa, será no lote da assentada Ana Maria Vieira, do assentamento Fazenda Graça. Ela já está implantando o projeto de criação de galinha em seu lote”, disse Teresinha Aguiar.
 
A capacitação é uma parceria do Incra com a Embrapa, Prefeitura de José de Freitas, associações de assentamentos e equipe técnica local do Emater.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553/ 3223-5860
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/pi

Ir para o Topo