Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra cede área para construção de unidade básica de saúde em União (PI)


Publicado dia 18/04/2019
 
Moradores de dez comunidades rurais de União, município piauiense localizado a 36 quilômetros da capital, Teresina, serão beneficiadas com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em área cedida pelo Incra. O Contrato de Cessão de Uso de área para a prefeitura de União foi firmado, dia 18 de abril, na sede da superintendência regional do instituto no Piauí, no bairro Piçarra, em Teresina.
 
A unidade será construída em parte do imóvel Gameleira, que fica a 25 quilômetros da sede do município de União. As comunidades rurais a serem beneficiadas são: Gameleira I, Gameleira II, Morada Nova, Sapucaia, Bom Princípio, Bacuri, Riachão, Lagoa Seca, Lagoa do Governo e Solidão. A previsão é que o início das obras ocorra em maio deste ano. A inauguração da UBS está prevista para o primeiro semestre de 2020 e deverá beneficiar quatro mil pessoas.
 
“Nos sentimos felizes em ver que o Incra tem cada vez mais agilizado processos de cessão de áreas necessárias para possibilitar infraestrutura a comunidades rurais em diversos municípios. No contrato firmado agora, estamos ajudando a tornar possível a construção de uma obra de grande relevância para os moradores da zona rural do município de União. A construção dessa UBS pela prefeitura, com recursos federais, é fundamental para facilitar acesso da população à saúde”, disse o superintendente regional do Incra, Sérgio Ricardo Soares Viana.
 
“A UBS está orçada em R$ 660 mil. Também serão gerados empregos na construção civil, fazendo movimentar o comércio na região”, informou o prefeito de União, Paulo Henrique Medeiros Costa. “A cessão do terreno do Incra é um benefício sem tamanho para o bem público. A saúde é um serviço que deve sempre ser oferecido o mais perto possível das pessoas, com o menor deslocamento possível. A construção de uma unidade de saúde é anseio de muitos anos das comunidades que serão beneficiadas”, comemorou o prefeito.
 
Outras obras
 
Recentemente, por meio de celebração de Contratos de Cessão de Uso, a superintendência regional disponibilizou áreas para construção de quadras de esporte nos assentamentos Pitombeira (em Buriti dos Montes) e Cascavel (município de Alvorada do Gurguéia), além de poços tubulares nos assentamentos Mucambo, Malhada Cumprida e Portal da Esperança (município de José de Freitas). “Vivemos em um mundo que requer cada vez mais parcerias. O trabalho que o Incra vem desenvolvendo por meio da Comissão de Cessão de Uso do Incra é importante para que, em parceria com os municípios, obras de infraestrutura se tornem realidade para milhares de famílias do campo”, ressaltou Sérgio Viana.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/pi

Ir para o Topo