Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra destaca importância do Sigef em exposição nacional em Sergipe


Publicado dia 29/03/2019
 
O Incra participa até dia 30 de março da primeira edição de feira de exposições e negócios agropecuários “Exporingo”. Realizada no município de Lagarto (cerca de 75 quilômetros de Aracaju), no interior sergipano, o evento reúne expositores, produtores, criadores e empresas em um ambiente voltado para a divulgação e a negociação de equipamentos, produtos e serviços destinados ao agronegócio.
 
Com um estande instalado no local, o instituto promove a divulgação do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), destacando a importância da certificação de imóveis rurais para a gestão da malha fundiária brasileira. “Estamos aproveitando um espaço importante para cumprir o papel que cabe ao Incra de divulgar o Sigef e a relevância desse trabalho de certificação. É fundamental que o produtor compreenda que essa é uma ação que, além de lhe garantir maior segurança jurídica, também oferece ao Estado brasileiro instrumentos cruciais para a gestão fundiária”, explicou Sany Mota, chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra em Sergipe.
 
O estande do Incra, inaugurado na abertura da exposição na última quinta-feira (28), recebeu as visitas da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do governador do estado, Belivaldo Chagas, e do Secretário Especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antonio Nabhan Garcia, que puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela autarquia em Sergipe e dos serviços disponibilizados ao público durante o próprio evento.
 
Serviços
 
Para divulgar a importância da certificação de imóveis rurais e orientar os proprietários sobre como realiza-la, além da distribuição de panfletos, o Incra também disponibiliza durante a Exporingo um vídeo, produzido por servidores da sua superintendência em Sergipe, com informações sobre o assunto.
 
Servidores e colaboradores da autarquia no estado também estão de plantão até o final do evento, oferecendo serviços de emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), cadastro e atualização de cadastral de imóveis rurais para os participantes da exposição.
 
Além do trabalho realizado na Exporingo, o Incra também disponibilizou os mesmos serviços a pequenos e médios proprietários rurais em ação promovida no Parque de Exposições de Lagarto na última quarta-feira (27).
 
Somente no estado de Sergipe, o trabalho de certificação de imóveis rurais promovido pelo Incra atendeu, até o momento, a 1.600 imóveis rurais, abrangendo uma área total de 202 mil hectares. Em todo o Brasil, a autarquia contabiliza 517 mil propriedades certificadas, com 308 milhões de hectares.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79) 4009-1507
ascom@aju.incra.gov.br
www.incra.gov.br/se

 

 

Ir para o Topo