Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra doa área à Prefeitura de Maceió para construção de sistema viário


Publicado dia 09/01/2019
Assinatura de ato ocorreu na sede da Prefeitura Municipal de Maceió - Foto: Secom/Prefeitura Maceió
 
Para viabilizar a construção da Ecovia Norte – um novo sistema viário na capital alagoana –, a Superintendência Regional do Incra em Alagoas fez a doação de uma área ao município, em ato realizado na terça-feira (8), na sede da Prefeitura Municipal de Maceió.
 
Assinaram o termo de doação da área o superintendente do Incra em Alagoas, Wilson César Lira, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o secretário de Infraestrutura do município, Ib Breda, e representantes do Projeto de Assentamento Vida para Cristo / Provisão - por onde parte da Ecovia Norte irá passar. A Ecovia Norte terá cerca de seis quilômetros e irá interligar a região do Benedito Bentes (no interior do município) ao bairro Guaxuma (no litoral), ajudando a desafogar trânsito entre a parte alta da Capital e o Litoral Norte do Estado.
 
A área doada pelo Incra corresponde a três hectares. Essa faixa de terra fica na borda do assentamento. Laudo elaborado por técnicos do órgão concluiu que a cessão não representa empecilho para que as famílias desenvolvam suas atividades produtivas na área remanescente. Ao todo, o assentamento possui 81 hectares. Incra e Prefeitura Municipal de Maceió, a partir de agora, irão realizar procedimentos administrativos para efetivar o desmembramento da área doada. 
 
O termo de doação foi elaborado mediante acordo entre o Incra, a Prefeitura e representantes do assentamento. O superintendente César Lira ressalta as contrapartidas assumidas pela Prefeitura, que são: a construção de um galpão - próximo da Ecovia -, onde funcionará a central de comercialização dos produtos oriundos do assentamento, conforme projeto aprovado pelo Incra; melhoria da drenagem na agrovila e do acesso do assentamento; pavimentação e construção de meio-fio e linha d’água da principal via de acesso ao assentamento, além de investimentos em iluminação.
 
A presidente da associação representativa do Assentamento Vida para Cristo / Provisão, Maria Luíza dos Santos, destaca que a obra, além de facilitar o deslocamento para a parte baixa de Maceió, abre a perspectiva de mercado para as famílias, a partir do galpão onde haverá comercialização de produtos às margens da estrada. O assentamento possui 23 famílias.
 
Com a assinatura do termo de doação, o Incra destrava um dos gargalos para o prosseguimento da obra por parte da Prefeitura Municipal de Maceió, cujo objetivo é implantar uma rota alternativa e importante aos moradores da região.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/al
 

Doação área para Ecovia em Maceió

Ir para o Topo