Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra realiza entrega de 200 kits-feira para prefeituras no Ceará


Publicado dia 24/12/2018
 
O Incra no Ceará distribuiu 200 kits feira a 20 prefeituras do estado, em evento dia 21 de dezembro, no auditório da regional.
 
Cada prefeitura recebeu 10 kits, compostos com barraca em estrutura de ferro, “saia” para revestimento da parte inferior, lona de cobertura, aventais, bonés, balança eletrônica, caixotes para carregamentos de frutas e verduras, placas para inserção de preços e de identificação, além de sacolas plásticas. A distribuição de kits-feira é uma ação do Programa Terra Sol do Incra, que estimula iniciativas produtivas nas áreas reformadas.
 
A iniciativa tem o objetivo de qualificar a exposição e venda direta de produtos das famílias assentadas em feiras populares realizadas pelas prefeituras, inserindo a produção da reforma agrária em redes de comercialização locais. Cada representante municipal assinou termo de uso do equipamento, responsabilizando-se pela guarda, manutenção e uso adequado dos equipamentos. O Incra/CE vai fazer o acompanhamento na execução do termo.
 
Feiras
 
De acordo com os prefeitos presentes ao evento, os kits contribuem para melhorar a infraestrutura das feiras de agricultura familiar, realizadas nas cidades com a presença de assentados da reforma agrária e de agricultores familiares. “Esses kits vão incrementar a nossa tradicional Feira da Agricultura Familiar”, destaca Rozário Ximenes, prefeita de Canindé, município com maior número de assentamentos no estado, no total de 39.
 
Para Caridade, município a 109 quilômetros de Fortaleza, com cinco assentamentos dentro de seus limites, os kits também representam redução de custos na realização da feira local, onde os consumidores podem achar alimentos e artesanatos feitos de crochê e de derivados da Caranúba, palmeira tradicional do estado. “Os kits vão ajudar muito na realização de nossas feiras, na economia com aluguel de tendas, por exemplo, e também numa organização melhor dos produtos para os consumidores”, ressalta a prefeita local, Amanda Lopes.
 
O superintendente do Incra/CE, Marcos Cals, e o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Rosilônio, participaram do evento, além dos prefeitos e secretários de agricultura dos municípios de Arneiroz, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Jericoacoara, Crateús, Pedra Branca, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tamboril e Trairi, beneficiados com a ação junto com as cidades de Campos Sales, Horizonte, Independência, Madalena, Mombaça, Paraipaba e Paramoti.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara
twitter: @incraceara

Ir para o Topo