Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra recebe mais um Veículo Aéreo Não Tripulado


Publicado dia 14/06/2017
Decolagem é feita em catapulta e VANT opera por programação remota
Crédito: Ascom Incra/MG

 

O Incra recebeu, nesta terça-feira (13), mais um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), que auxiliará as ações de ordenamento fundiário da autarquia. A entrega técnica foi realizada pelo fabricante a servidores do setor de Cartografia da Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais (Incra/MG). O teste completo de voo e de equipamentos foi feito no assentamento Dois de Julho, em Betim (MG).

A aeronave de alto desempenho possui autonomia de até 5 horas e meia de voo, pode atingir altitude de até 3 mil metros e vem equipada com câmera fotográfica de 36 megapixels – que oferece precisão de imagem de cinco centímetros (imagens via satélite alcançam em torno de 50 centímetros).

Além do VANT, foram testados em campo o sistema de catapulta (para a decolagem), antena de comunicação em solo, aparelho de GPS interligado com o veículo e a estação de controle (totalmente automatizada). Também foi observado o pouso operado por paraquedas.

Durante duas horas, a aeronave sobrevoou o perímetro de 715 hectares do assentamento, produzindo 2.543 fotografias com as respectivas coordenadas geográficas e mapeamento detalhado dos lotes. O material já pode subsidiar o parcelamento da área.

Segundo o coordenador do grupo de trabalho dos VANT, Marcelo Cunha, do setor de Cartografia do Incra/MG, o uso de veículos não tripulados incorpora um novo conceito na gestão da malha fundiária, especialmente para os serviços de parcelamento e georreferenciamento de assentamentos de reforma agrária.

“O VANT dá suporte à demarcação de lotes com GPS e topografia. Em áreas já consolidadas, o levantamento aéreo facilita identificar elementos já existentes, como as divisas de lotes. A partir das imagens é possível fazer o mapeamento que vai gerar planta e memorial descritivo georreferenciados das parcelas”, explica Cunha.

Em comparação à metodologia convencional utilizada atualmente, a tecnologia dos VANT oferece economia de 60% em tempo de trabalho (demanda de campo entre 30 e 35 dias pode ser feita em 10 dias com aeronaves) e até 85% em custos operacionais. A aeronave recebida pelo Incra pode sobrevoar 10 mil hectares em um único voo.

Após a captação aérea das informações, as imagens são processadas em estações gráficas e, com base no pré-projeto de parcelamento, os lotes são definidos e vetorizados. Por fim, os dados são convertidos em planilha e submetidos ao Sistema de Gestão Fundiária do Incra (Sigef) para validação e certificação.

Segundo Cunha, a inovação tecnológica contribui para a titulação dos assentamentos, pois agiliza a composição das peças técnicas necessárias para a emissão do título definitivo. “Dá celeridade à elaboração de plantas e memorais descritivos, que precisam ser registrados em cartório junto com o título de domínio”.

Modernização

O modelo Nauru 500B é o terceiro adquirido pelo Incra – outros dois de menor porte (Echar20C) já estão disponíveis na sede da autarquia, em Brasília. Eles foram licitados em novembro de 2016, ao custo total de R$ 1,2 milhão.

Desde então, um grupo de trabalho formado por 17 servidores está sendo capacitado para pilotagem do veículo aéreo não tripulado e posterior processamento de imagens. Eles já receberam aulas teórica e prática promovidas por especialistas da Universidade de Brasília (por meio de parceria com o Incra), e em meados de julho está prevista nova capacitação com a empresa fabricante, incluindo exercícios com as aeronaves.

A expectativa é que os trabalhos em campo iniciem entre agosto e setembro deste ano, após a finalização do treinamento dos servidores habilitados a operar os VANT.

A decolagem teste de ontem foi acompanhada pelo diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos, pelo superintendente regional do Incra em Minas Gerais, Robson de Oliveira Fonzar, pelo chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/MG, José Rodrigues Filho, pelos servidores da Cartografia da superintendência Marcos Palhares e Mauro dos Reis e por assentados.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/MG
(31) 3131-2071 / 3131-2073
comunicacao@bhe.incra.gov.br
www.incra.gov.br/mg

Ir para o Topo