Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra viabiliza produção exposta no X Congresso Brasileiro de Agroecologia


Publicado dia 14/09/2017
 
Dentro das atividades do X Congresso Brasileiro de Agroecologia - maior evento do setor do país que ocorre até sexta-feira (15/09), em Brasília -, está a Feira Agroecológica e da Biodiversidade, na qual assentados divulgam seus produtos e comercializam diversos tipos de alimentos. Alguns empreendimentos que contam com o suporte do Incra estão expondo na Feira.
 
Entre os produtos e alimentos expostos e comercializados estão: hortaliças, frutas, verduras, leguminosas, sementes, farinhas, panificados, rapadura, melado, açúcar mascavo, doces, polpas, ovos caipira. Além disso, o público encontra no evento com artesanato feito de capim e palha de milho, tecelagem, plantas medicinais, floricultura orgânica.
 
Exemplo de empreendimentos que contam com o suporte do Incra é o assentamento São Sebastião. Localizado no município de Pirambu (SE), o São Sebastião tem a agroindústria Nova Vida, na qual são produzidos doces variados de mangaba, biscoitos e geleias. “A gente teve ajuda do Incra desde os cursos técnicos que a autarquia implementou em parceria com o CFAC [Centro de Formação Aplicação e Cultura], como também na parte de infraestrutura, com a construção de uma cozinha industrial”, conta o assentado Luiz Gustavo Santos.
 
Ele considera que a feira não é somente uma forma de trazer uma renda a mais para o empreendimento, mas é também uma oportunidade de mostrar os produtos do campo para o público da cidade. “É muito bom a gente vir demonstrar os produtos em uma feira grande como essa. Além de poder vender os produtos, a gente faz uma divulgação do nosso trabalho e consegue mostrar como o assentamento tem a capacidade de mudar vidas”, avalia Santos.
 
Produção de sementes
Outra cooperativa de agricultores que foi beneficiada pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e conta com o apoio do Incra é a Bionatur - uma rede produtora de sementes de diversas espécies de hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, que fica localizada em Candiota (RS).
 
De acordo com o coordenador da Bionatur e assentado, Alcemar Adílio, o empreendimento necessita de um trato diferenciado. “Esse tipo de produção requer um manejo especial, desde o início, na preparação da terra, de forma que não degrade o meio ambiente. Isso, porque a produção agroecológica é aquela que visa criar a vida, diferentemente da forma de cultivo tradicional”, afirma, acrescentando que o Incra vem ajudando desde o início, principalmente na capacitação dos assentados, com cursos, palestras e até mesmo na infraestrutura do empreendimento.
 
Outras informações sobre X Congresso Brasileiro de Agroecologia podem ser conseguidas no http://agroecologia2017.com/
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404

Ir para o Topo