Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra vistoria equipamentos de panificação para associação de assentados goianos


Publicado dia 01/11/2016
 
Uma equipe de servidores do Incra realizou, na segunda-feira (31/10), na sede do Instituto, em Goiânia, a vistoria nos equipamentos de panificação adquiridos para a Associação de Moradores do Projeto de Assentamento Genipapo (Amag). Os equipamentos foram adquiridos pelo Instituto, por meio do programa Terra Sol - que apoia a implantação e o desenvolvimento de agroindústrias em áreas da reforma agrária.
 
A presidente da Amag, Leide Aparecida de Souza Morais, acompanhou a vistoria da equipe da autarquia - que era formada pelo superintendente do Incra/GO, Eurípedes Malaquias de Souza, e os servidores Henrique Esteves Amorim, coordenador regional do Terra Sol, e o analista em Reforma Agrária, Victor Hugo Caetano Braz. 
 
A Amag será a primeira associação de assentados em Goiás a receber os equipamentos comprados pelo Incra/GO visando dinamizar a economia dentro dos assentamentos. A entrega será realizada nos próximos dias na Panificadora Doçura, instalada no assentamento Genipapo, no município de Acreúna, região Sul do Estado. 
 
A Superintendência Regional do Incra/GO entregará à Amag, por meio de termo de permissão de uso, um conjunto com 17 equipamentos, como: balança para pesagem de produtos; mesas; estantes; batedeiras, fogões, fornos e freezeres. “Nossa panificadora ficará bonita demais”, afirma Leide ao conferir os utensílios. Ela conta que a Doçura existe há cinco anos, funcionando com equipamentos de segunda mão. Mesmo assim, eles fornecem cerca de três mil panificados três vezes na semana para onze escolas na região de Acreúna, por meio dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 
Cerca de 20 assentados tiveram sua renda ampliada pelo trabalho na panificadora. Com os novos equipamentos, Leide planeja aumentar a produção e, por consequência, o orçamento familiar dos camponeses. Atualmente, segundo ela, cada família recebe cerca de R$ 1 mil líquido por mês.
 
Equipamentos de panificação
A licitação de aquisição de equipamentos destinados à implantação de panificadoras em assentamentos da reforma agrária foi feita em janeiro deste ano, mas, está aberta a adesões. Para receber os maquinários, as associações ou cooperativas de assentados devem protocolar as propostas, de acordo com o Manual da Ação Terra Sol – anexos 2, 3 e 5, na Sala da Cidadania, em Goiânia (Av. João Leite, nº 1.520, St. Santa Genoveva). Os documentos devem ser remetidos ao Gabine do superintendente regional do Incra/GO.
 
As entidades interessadas em implantar panificadoras devem estar legalmente constituídas como associações ou cooperativas e a proposta deve ser elaborada por um responsável técnico. Também é necessário ter estrutura predial disponível para instalação da panificadora no núcleo coletivo (mesmo que seja necessária adequação, reforma ou ampliação); ter plano de atendimento às regras de vigilância sanitária, de instalação e de funcionamento vigentes e ter foco em comercialização para os Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outras.
 
Capacitação
A adesão da Amag ao processo de licitação do Incra para aquisição de kits de panificadoras é mais um fruto positivo do curso de especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, realizado pela Universidade Federal de Goiás com recursos do Incra, por meio Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). 
 
O técnico do Incra/GO, Victor Hugo Braz, ao realizar seu trabalho de final de curso sobre os impactos do PAA e PNAE no assentamento Genipapo, percebeu que a comunidade tinha condições plenas de aderir à ata do processo de licitação em curso. Ele informou a Associação sobre esta ação, incentivou e colaborou para elaboração do projeto que hora foi aprovado.   
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703 /1726
jornalismo@gna.incra.gov.br
twitter: @incra_goias

Ir para o Topo