Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/ES promove palestra do Sigef para alunos de Geoprocessamento do Ifes


Publicado dia 18/09/2019
 
O Incra no Espírito Santo (Incra/ES) recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), alunos do curso técnico em Geoprocessamento do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para apresentar o funcionamento do Sistema Nacional de Gestão Fundiária (Sigef), empregado pela autarquia no gerenciamento da estrutura agrária nacional.
 
Entre outras funcionalidades, o sistema recepciona, valida, organiza, regulariza e disponibiliza informações georreferenciadas de limites de imóveis rurais cadastrados e certificados pelo instituto. A partir da certificação eletrônica no Sigef, por exemplo, o Incra consegue evitar a sobreposição dos limites das propriedades rurais que são, por meio do controle executado pela autarquia, georreferenciadas dentro das normas técnicas estabelecidas para atividade.
 
A coordenadora do setor de Cartografia do Incra/ES, Quêidimar Guzzo, foi a instrutora durante a apresentação e ressaltou a importância do evento por socializar informações com estudantes que, em breve, estarão no mercado realizando serviços de georreferenciamento que a autarquia deve aferir: “Esse aluno, depois da conclusão do curso, poderá credenciar-se junto ao Incra e estar apto a enviar dados dos imóveis rurais para análise via Sigef”, ressaltou a servidora.
 
Prestes a completar seis anos de implantação em novembro de 2019, o Sigef tem contribuído para a otimização da gestão da malha fundiária, tornando-a segura e acessível aos cidadãos que dependem dessa atividade sob responsabilidade do Incra.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
(27) 3185-9084
ascom-es@vta.incra.gov.br
incra.gov.br/es
 
 

Ir para o Topo