Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/PI cede áreas para instalação de poços em assentamentos de José de Freitas


Publicado dia 01/03/2019
 
Com o objetivo de levar melhorias em infraestrutura a assentamentos da reforma agrária, a Superintendência Regional do Incra no Piauí assinou, dia 28 de fevereiro, três Cessões de Uso de áreas de assentamento com a Prefeitura de José de Freitas. A assinatura aconteceu às 9h, na sede do Incra, em Teresina (PI).
 
Com a assinatura das cessões, ficou acordado que a Prefeitura de José de Freitas vai perfurar três poços e construir sistemas simples de abastecimento de água em cada um dos três assentamentos do Incra: Mucambo, Malhada Cumprida e Portal da Esperança. Ao todo, 120 famílias serão beneficiadas com as obras de infraestrutura.
 
“A vida no campo não é como na cidade, onde é só virar a torneira para se ter água. Quem vive no campo precisa de parcerias como essa com o apoio do poder público”, disse o prefeito de José de Freitas, Roger Coqueiro Linhares.
 
De acordo com o superintendente regional do Incra/PI, Sérgio Ricardo Viana, a autarquia resgatou a Comissão Permanente de Cessão de Uso de áreas, que é responsável por recepcionar e encaminhar os processos. A comissão tem como coordenador o engenheiro agrônomo José Onofre. “Antes os pedidos de cessão não tinham o devido encaminhamento e inviabilizava a implantação de infraestrutura nos assentamentos através de parcerias. Com o resgate da comissão, os processos ficaram mais céleres, possibilitando a celebração de parcerias com outros entes, fato que potencializa a implantação de melhorias para os assentados. Além desses processos, o Incra firmará em breve contrato com a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) para a instalação de quadras em dois assentamentos: Pitombeira, no município de Buriti dos Montes, e Cascavel, localizado em Alvorada do Gurgueia”, explica Viana.
 
A implantação de sistemas de abastecimento de água tem impacto no processo produtivo das comunidades que residem nos assentamentos. As parcerias para a execução dessas obras ocorrem por meio de licitações públicas ou convênios com estados ou municípios ou, ainda, por meio de parcerias com outros órgão governamentais da esfera federal, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), entre outros.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
 
Atualizado em 01/03/2019, às 14h24.

Ir para o Topo