Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/PI participa de reunião para solucionar conflitos nos assentamentos


Publicado dia 17/07/2017

Nesta sexta-feira (14), a Superintendência Regional do Incra no Piauí participou de reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI), em Teresina, com a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), para tratar de conflitos que ocorrem nos assentamentos da reforma agrária.

“Os assentados do Incra têm dificuldades para registrar um simples boletim de ocorrência nas delegacias do estado por viveram em áreas de assentamento. É o que está ocorrendo no interior do estado, onde as delegacias não atendem as demandas. Há um conflito de competência entre as polícias civil, militar e federal”, explicou o superintende regional do Incra/PI, Howzembergson de Brito Lima.

O Incra/PI, por meio da sua Divisão de Desenvolvimento, fez o levantamento de todos os conflitos existentes nos assentamentos do estado e repassou o documento ao secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu,  para que tenha conhecimento dos tipos de ocorrências existentes dentro dos assentamentos da reforma agrária. Com base em experiência realizada no Maranhão, o Incra/PI também sugeriu a criação da Delegacia Civil Agrária, especializada em resolver conflitos internos nos assentamentos.

Segundo Abreu, nesse momento está prevista a inauguração da Delegacia Ambiental que abrangerá também os conflitos de terras principalmente da região Sul do estado. No entanto, o secretário irá solicitar que as delegacias regionais passem a receber as ocorrências dos assentamentos, encaminhando para as competências ligadas ao órgão.

“A reunião foi muito produtiva, pois conseguimos que a Secretaria de Segurança recebesse as demandas do Incra, pedindo que as delegacias regionais registrem as demandas de conflitos internos nos assentamentos”, disse Lima.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI

Contato: (86) 3222-1553 (ramal 213)

e-mail: comunicacao.social@tsa.incra.gov.br

www.incra.gov.br/pi

Ir para o Topo