Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Jovens assentados em São Paulo concluem ensino técnico


Publicado dia 05/04/2017

 

Um grupo de 19 jovens assentados concluiu em março o curso de pós-médio em Cooperativismo e Agroecologia, fruto de parceria entre Incra, CNPq e Secretaria Nacional da Juventude. Financiado com recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o curso foi oferecido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília.

As aulas ocorreram na escola Rosa Luxemburgo, em Agudos, e na Escola Técnica Estadual “Augusto Tortorelo Araújo”, em Paraguaçu Paulista, que fornecerá os diplomas aos estudantes. Os cursos de pós-médio oferecem formação técnica a quem já concluiu o ensino médio.

Nos dias 27 e 28 de março, ocorreu a apresentação das monografias de conclusão de curso. Os estudantes desenvolveram seus trabalhos a partir de atividades de pesquisa realizadas nos assentamentos rurais, voltadas, em especial, para o resgate de práticas agroecológicas na agricultura e na pecuária. No dia 29, houve o encerramento oficial do curso.

Extensão
Essa parceria entre Incra, CNPq e SNJ foi firmada em 2014 e previa a realização de três cursos destinados à juventude rural. Além do pós-médio em Cooperativismo e Agroecologia, já foi concluído, em dezembro de 2016, o curso de extensão “juventude camponesa e transição agroecológica: protagonismo, participação e movimento social na construção do futuro”.

Oferecido pela Unesp, campus de Botucatu, o curso atendeu a 46 jovens provenientes do assentamento estadual Pirituba, em Itapeva, do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Luiz Davi de Macedo, em Apiaí, de assentamentos da região de Iaras, Borebi e Agudos, além de agricultores familiares do entorno de Botucatu.

O terceiro curso, de extensão em “Cinema, Juventude e Ruralidade”, deve ser concluído em julho. É oferecido pela Unesp, campus de Marília, para 19 jovens do assentamento Reunidas, de Promissão.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SP
(11) 3823-8558 / (11) 6380-0283
imprensa@spo.incra.gov.br
www.incra.gov.br

Ir para o Topo