Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Manaus (AM) tem feira de produtos orgânicos na sede do Incra


Publicado dia 10/10/2017

 

A Superintendência Regional do Incra no Amazonas recebe todas as quintas-feiras, no horário das 16h às 19h, em suas dependências, em Manaus, a Feira de Produtos Orgânicos. A feira é a segunda a comercializar unicamente produtos orgânicos na cidade e é resultado de parceria entre o instituto, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos, a Rede Maniva de Agroecologia (Rema) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

A feira assegura a oferta de produtos orgânicos à população local, promove o consumo consciente e um modo de vida mais sustentável, atendendo à crescente demanda por esse tipo de alimento. No espaço, o público adquire itens a preços mais acessíveis, diretamente de produtores orgânicos devidamente cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os produtores orgânicos que comercializam na feira integram cinco Organismos de Controle Social (OCS) devidamente cadastrados junto ao Mapa das seguintes entidades: Associação dos Produtores Orgânicos no Estado do Amazonas (Apoam), de Manaus e Entorno; Associação dos Agricultores da Comunidade São Francisco de Assis, do Rio Preto da Eva; Grupo Renascer, do Careiro da Várzea; Grupo São Francisco de Assis, de Iranduba; e Grupo Buriti, de Manaus.

A OCS é uma forma de organização entre agricultores familiares que permite a venda direta de produtos orgânicos ao consumidor, na qual o próprio grupo é responsável por assegurar que um produto, processo ou serviço atenda aos regulamentos ou normas específicas a que foi submetido.

As cinco organizações amazonenses possuem cerca de 70 agricultores familiares, entre eles beneficiários da reforma agrária, que foram orientados e são acompanhados pela Rede Maniva de Agroecologia (Rema), que tem o Incra e a ADS como membros fundadores.

Além de oferecer novo canal de comercialização, a feira é um espaço diferenciado, que será utilizado para capacitação de agricultores e consumidores, troca de saberes e materiais, degustação de alimentos com ingredientes orgânicos, manifestações culturais e também para desenvolver o processo de confiança que se busca estabelecer entre consumidores e produtores orgânicos.

“Acredita-se que o custo mais elevado dos alimentos orgânicos em relação aos convencionais é uma realidade que pode ser mudada por meio do aumento da oferta desses alimentos e mais incentivos à produção e à comercialização”, complementa o superintendente regional do Incra no Amazonas, Sandro Maia.

Serviço
Feira de Produtos Orgânicos
Local: Superintendência Regional do Incra
Endereço: Avenida André Araújo, nº 901, bairro Aleixo, em Manaus
Periodicidade: às quintas-feiras
Horário: das 16h às 19h

Com a colaboração da servidora Acácia Neves.

Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Ir para o Topo