Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Mediação e redução de conflitos agrários no Maranhão são tema de reunião


Publicado dia 24/06/2019
 
A elaboração de estratégias para mediação e redução de conflitos agrários no Maranhão foi o tema principal de uma reunião realizada na Superintendência Regional do Incra/MA, com a participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil,  Delegacia do Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e  Instituto de Terras do Maranhão (Iterma).
 
Durante a reunião, ocorrida no dia 21 de junho, o superintendente do Incra/MA, George Aragão, e o Ouvidor Agrário, Carlos Henrique Ribeiro Paixão, apresentaram um panorama da atuação da autarquia no estado e ressaltaram a importância de parcerias com instituições de outras esferas do Poder Público para tratar da questão dos conflitos agrários, mediação e resolução pacífica das disputas.
 
Aragão ponderou que devido ao grande número de assentamentos do Incra no estado, as situações de conflito registradas na área rural devem ser enfrentadas por meio de um diálogo que incluam as instituições da área estadual de segurança pública, como as polícias Militar e Civil, além de outros órgãos que tenham atuação alinhada a questão agraria.
 
Ele considerou a reunião o primeiro passo de uma caminhada destinada a viabilizar uma parceria institucional visando reduzir o número de conflitos no campo e promover a celeridade e a eficácia nas situações em disputa e confronto já estejam instalados.
 
Nesta primeira reunião foram apresentadas aspectos gerais referentes à questão dos conflitos agrários, ficando agendado um próximo encontro para que seja estabelecido um planejamento mais detalhado das ações a serem implementadas nesse sentido.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3878-7450 (ramal 247)
ascom@sls.incra.gov.br 
http://www.incra.gov.br/ma

Ir para o Topo