Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Mulheres assentadas são homenageadas em entrega de títulos em Ponte Serrada (SC)


Publicado dia 04/12/2018
 
“Infelizmente hoje me falta uma mão para receber junto esse título, mas ela não se encontra. Porque quando se fala em renda, em luta no assentamento, mais de 70% se deve à mulher”. A homenagem do assentado Gerencio Brunetto à sua falecida esposa em nome de todas as mulheres assentadas marcou o ato de entrega dos títulos definitivos a 21 famílias do assentamento Derrubada, ocorrida dia 30 de novembro, em Ponte Serrada, no oeste catarinense.
 
A declaração demonstra que a trajetória do assentamento até a conquista do título é sinônimo do trabalho de toda a comunidade, constituída pelas famílias que ali ergueram suas vidas. Para o superintendente regional do Incra no estado, Nilton Garcia, titular as famílias é, além de um direito, reconhecer esse esforço.
 
No evento, ele explicou os próximos passos a serem cumpridos. “Demos entrada no cartório para registro dos títulos e há um prazo de 30 dias para que esse trabalho cartorário seja realizado. Após essa etapa, o Incra emitirá as guias para pagamento, que poderá ser a vista ou a prazo. Efetuado o pagamento pelo beneficiário, aqueles que já tiverem o contrato de assentamento ou contrato de concessão de uso emitidos há mais de 10 anos, terão as cláusulas do título liberadas, o que será informado ao cartório para atualização da matrícula”, explicou.
 
Dignidade
 
Já o prefeito Alceu Alberto Wrubel ressaltou em sua fala a importância da agricultura familiar e da conquista de benefícios para as famílias da zona rural do município. "É uma satisfação poder fazer parte desse ato que dá dignidade e segurança às pessoas, com a efetiva posse de seus terrenos”, salientou.
 
Também participaram da cerimônia Iradel Freitas da Costa, coordenador-geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra/Sede; Ana Paula Nunes Alves, delegada federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) em Santa Catarina; Hilario Gottselig, diretor de políticas da agricultura familiar e da pesca da Secretaria de Estado da Agricultura; Abel Conrado, secretário municipal de agricultura; Francisco Cortelini, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; o deputado federal Valdir Colatto; os vereadores Olivo Cortelini e Evandro Pavan e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 
Os próximos assentamentos a serem contemplados com a emissão de Títulos de Domínio em Santa Catarina são os projetos Fazenda Velha, em Vargem Bonita e Campinas, em Rio Negrinho.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3559
comunica.sc@fns.incra.gov.br
www.incra.gov.br

Ir para o Topo