Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Processos de certificação de georreferenciamento são auditados


Publicado dia 05/12/2018


A Coordenação-Geral de Cartografia do Incra iniciou a análise das auditorias em processos de certificação de georreferenciamento feitas pelas superintendências. As inspeções regionais visaram assegurar a precisão e a autenticidade das informações prestadas pelos cerca de 12 mil profissionais credenciados no instituto para realizar o serviço, a partir do qual se delimita o perímetro de um imóvel rural identificando-o por meio de coordenadas geográficas, conforme normas e padrões estabelecidos pela autarquia.

A seleção das áreas auditadas teve, entre os critérios, as certificações de imóveis particulares realizadas por meio do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) em 2015, 2016, 2017 e 2018. Processos dos anos de 2013 e 2014 já haviam sido alvo de auditoria no ano passado.

A filtragem também levou em conta o número de analistas dos Comitês Regionais de Certificação das 30 superintendências do Incra e a quantidade de trabalho executado pelos certificadores, que devem ser habilitados nos conselhos regionais de Engenharia e Agronomia.

“Essa ação é de extrema importância porque nos indica as principais dificuldades e limitações no processo de certificação, para que o Incra aprimore seus normativos e orientações gerais sobre o tema”, afirma o coordenador-geral de Cartografia do Incra, Miguel Pedro da Silva Neto.

A primeira auditoria foi finalizada em 2017, referente a processos de novembro de 2013 e dezembro de 2014. Apresentaram inconsistências 9,7% dos 27 milhões de hectares vistoriados, resultando no cancelamento da certificação de 148 parcelas de imóveis rurais.

A conclusão das análises e divulgação dos resultados desta nova etapa está prevista para o primeiro trimestre de 2019.

Mais informações sobre a certificação de imóveis rurais e o credenciamento de profissionais para a realização do serviço de georreferenciamento podem ser obtidas na página do Sigef, por meio do telefone (61) 3411-7618/ 7619, ou e-mail coordenacao.cartografia@incra.gov.br .

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7367

Ir para o Topo