Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Pronera 20 anos: Evento destaca importância da educação para o campo


Publicado dia 12/06/2018
 
A importância da educação para o desenvolvimento do campo foi destacada durante a abertura do encontro nacional que celebra os 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O evento começou na manhã desta terça-feira (12), no centro comunitário da Universidade de Brasília, na capital federal, com a participação de 940 inscritos, entre estudantes, professores, representantes de movimentos sociais e sindicais do campo, organizações da sociedade civil e instituições públicas, que participam de debates sobre a educação do campo até sexta-feira (15).

Na cerimônia de abertura, o presidente do Incra, Leonardo Góes, destacou que em duas décadas o Pronera consolidou-se como uma das políticas de maior êxito da autarquia, já que promove o acesso à educação formal e à qualificação profissional do público atendido, desempenhando ainda um papel fundamental que é o de contribuir para a fixação do jovem no campo. “O programa estimula o desenvolvimento econômico e social dos assentamentos, contribuindo com o sucesso da reforma agrária”, disse.

Góes ressaltou também os números alcançados pelo Pronera, que dão a dimensão de sua importância e de seu sucesso. “Cento e setenta mil alunos passaram pelas turmas de educação para jovens e adultos, sete mil pelos cursos técnicos, 5.550 pela graduação e outros quatro mil pela pós-graduação. Foram quase 187 mil beneficiados em duas décadas de atuação”, citou.

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abraão, salientou a importância da educação do campo para a formação de cidadãos no meio rural. Ela afirmou também que o diálogo e a parceria entre instituições de ensino, organizações da sociedade civil e órgãos públicos são essenciais para discutir experiências e socializar práticas a fim de garantir uma educação de qualidade.

Para a coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Camponesas, Rosângela Piovizani, a luta pela educação de qualidade no campo é fundamental para promover o desenvolvimento do meio rural com mais justiça, direitos igualitários e oportunidades para os agricultores familiares e comunidades rurais tradicionais. Ela disse que é preciso continuar o debate e o enfrentamento para que mais jovens e adultos tenham acesso à formação e à qualificação profissional e acadêmica.

De acordo com Judite da Rocha, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, o Pronera ajudou a transformar o campo. “Em 20 anos, muitos jovens e adultos do campo chegaram até a universidade e mudaram a realidade de suas comunidades”. Ela afirmou ainda que o programa contribuiu para fortalecer alternativas de desenvolvimento para o campo, como a agroecologia.

Evento

O encontro nacional é promovido pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec) e pelo Incra, no período de 12 a 15 de junho, com o objetivo de socializar experiências e práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

A programação inclui debates e apresentações de trabalhos de temáticas como educação de jovens e adultos, gestão de políticas públicas, licenciaturas em educação do campo, experiências de formação em arte e cultura, gênero e educação, educação profissional, agroecologia, residência agrária, formação continuada de educadores e pedagogia da alternância.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br


Encontro Nacional 20 anos Pronera

Ir para o Topo