Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Pronera abre seleção para graduação em História no Rio Grande do Sul


Publicado dia 10/01/2019
 
As inscrições para o processo seletivo da graduação em História pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) tem início em 18 de janeiro e podem ser feitas até 20 de fevereiro. O edital foi publicado no Diário Oficial da União do dia 10 deste mês.
 
O curso é parceria entre o Incra, o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.
São disponibilizadas 50 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou por meio de procuração simples, conforme definido no edital, na sede do Iterra, em Veranópolis (RS), situado na Rua Princesa Isabel, nº 373.

O candidato deve observar os critérios e os documentos exigidos no edital completo publicado nos portais do Incra (www.incra.gov.br/educacao-pronera-editais) e da universidade (https://www.uffs.edu.br).

A seleção será constituída de uma etapa composta por prova discursiva e prova objetiva de 50 questões de conhecimentos gerais sobre questão agrária (20), história (20) e educação do campo (10). As provas e o início das aulas devem ocorrer em março, na sede do Iterra, em Veranópolis.

A turma especial funcionará em regime de alternância, com aulas em período integral no chamado “tempo universidade” (períodos intensivos de aula) e atividades no “tempo comunidade”, quando os estudantes exercitam e experimentam em seus locais de origem os conhecimentos teóricos adquiridos.

Quem pode se inscrever?
 
Conforme definido no edital, os candidatos devem ter os seguintes perfis:
- Jovens e adultos beneficiários de projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC);
- Jovens e adultos que desenvolvam atividades educativas não-escolares nas comunidades do campo e que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior;
- Professores em exercício nas escolas rurais da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior;
- Profissionais da educação com atuação na rede pública em escolas rurais que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior;
- Professores e outros profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.
 
 
Outros cursos
 
Além da licenciatura em História, estão abertas até 28 de janeiro as inscrições para o curso superior de Agronomia. Edital disponível em www.incra.gov.br/educacao-pronera-editais.
 
No Rio Grande do Sul foram celebradas mais duas parcerias para ofertar cursos técnico profissionalizante e tecnológico a 90 educandos, formalizadas no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2018.
 
A primeira prevê o curso Técnico em Administração de Cooperativas para 50 alunos, promovido pelo Incra e o Instituto de Pesquisa e Educação do Campo (Ipe-Campo). A outra viabiliza 40 vagas para o curso superior de Tecnologia em Agropecuária, a ser executado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Os processos seletivos de ambos os cursos devem ser divulgados em breve.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/rs

Ir para o Topo