Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Pronera seleciona educadores e coordenador para atuarem no estado do Rio de Janeiro


Publicado dia 25/06/2019

 

Profissionais interessados em atuar na Educação de Jovens e Adultos no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (EJA/Pronera) têm até o dia 03 de junho para se inscrever no processo seletivo do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus de Bom Jesus do Itabapoana. Serão contratados temporariamente um coordenador local e 12 educadores para atuarem nas séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em áreas da reforma agrária nos municípios de Itaperuna, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, Campos dos Goytacazes e Macaé, localizados no Norte e Noroeste do estado.
 
Para se candidatar como coordenador local, os interessados devem ser das áreas de reforma agrária, ter disponibilidade para o trabalho pedagógico e para participar de cursos de capacitação e escolarização e para acompanhar os educandos nas atividades de tempo escola e de tempo campo. A jornada de trabalho é de 80 horas mensais e a remuneração de R$ 1440,00 ao mês.
 
Já para a vaga de educador, os candidatos devem ser professores ou servidores das redes federal, estadual ou municipal de ensino, possuir, no mínimo, formação em magistério de nível médio, em Pedagogia da Terra ou em Pedagogia; ter disponibilidade para ministrar as aulas, acompanhar os monitores e de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos quando estes estiverem no tempo comunidade nas áreas de reforma agrária; e demonstrar perfil para atuar com educação de jovens e adultos séries iniciais e com Educação Popular. A jornada de trabalho é de 80 horas mensais com remuneração de R$ 1600,00 ao mês.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário próprio, entregue com a documentação exigida em um dos seguintes locais: secretaria municipal de Educação de Cardoso Moreira, secretaria municipal de Educação de São Francisco do Itabapoana, setor de protocolo do IFF em Bom Jesus do Itabapoana ou no setor de protocolo do IFF de Campos dos Goytacazes (Centro).
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira a análise de currículo e experiência profissional e a segunda consiste em entrevista. Os critérios a serem avaliados em cada uma dessas etapas estão descritos nos editais de seleção. As entrevistas serão realizadas no IFF de Bom Jesus do Itabapoana nos dias 05 e 06 de julho. O resultado parcial será divulgado no dia 12 de julho e o resultado final no dia 02 de agosto.


Informações:
Para mais informações sobre os processos seletivos, consulte o Edital nº 36 (para educador) e o Edital º 37 (para coordenador local).

Edital nº 36:
http://cdd.iff.edu.br/documentos/editais/bom-jesus-do-itabapoana/2019/junho/edital-2

Edital nº 37:
http://cdd.iff.edu.br/documentos/editais/bom-jesus-do-itabapoana/2019/junho/edital-3

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RJ
(21) 2224-3346
ascom.rj@rjo.incra.gov.br
incra.gov.br/rj
twitter.com/Incra_RJ
www.facebook.com/incrarj/

Ir para o Topo