Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Representantes sindicais são capacitados para operar Sala da Cidadania no Piauí


Publicado dia 03/02/2017

 

Servidores do Incra no Piauí realizaram, nesta quinta-feira (2), uma capacitação para representantes de sindicatos de trabalhadores rurais que vão operar o sistema da Sala da Cidadania no estado. O público, composto por integrantes de 120 entidades de diferentes municípios piauienses, foi esclarecido quanto à utilização do portal de serviços da autarquia, em especial sobre as novas funcionalidades do sistema, disponibilizadas na última semana.

O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Piauí (Fetag/PI), ocorreu no Centro de Formação da entidade, na capital do estado, Teresina. A atividade é parte do acordo de cooperação técnica firmado entre o Incra e os sindicatos filiados à federação.

Com o treinamento, os representantes sindicais vão facilitar o acesso aos serviços oferecidos no portal a beneficiários da reforma agrária e proprietários rurais, além de encaminhar a solução de pendências que resultaram no bloqueio de agricultores do Programa Nacional de Reforma Agrária por parte do Tribunal de Contas da União (TCU). “Também poderemos acessar documentos, certidões e realizar atualização de dados cadastrais dos assentados”, disse o secretário de Política Agrária da Fetag/PI, Devaldo Nunes.

“Fizemos a apresentação do Portal da Sala da Cidadania, que permite mais celeridade no acesso a serviços e informações do Incra de forma eletrônica, e garante mais transparência na gestão”, afirmou Howzembergson de Brito Lima, superintendente regional do Incra no Piauí. “O evento foi importante, também, porque promoveu mais proximidade do Incra com o público da reforma agrária e movimentos sociais”, completou.

Portal

Desde 31 de janeiro deste ano, os beneficiários da reforma agrária e proprietários de imóveis rurais contam com novos serviços no Portal da Sala da Cidadania, sistema criado pelo Incra para atendimento de demandas e informações. Os assentados podem consultar pendências identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito da situação no lote, obter orientações sobre como resolvê-las e, ainda, enviar os documentos solicitados para regularizar a situação.

As novas funcionalidades permitem a atualização online de determinados dados do cadastro do beneficiário no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) pelo próprio interessado. Nos casos em que é preciso solicitar alterações, o beneficiário anexa o documento que comprova a mudança requerida e o envia por meio do sistema, para que um técnico da autarquia analise a demanda e efetive as atualizações, sem a necessidade de deslocamento do assentado ao Incra. Os usuários podem acompanhar a situação das solicitações virtualmente.

Outra novidade da versão da Sala da Cidadania é a possibilidade de solicitar a emissão e a impressão da guia de recolhimento específica para a quitação dos débitos relativos ao Crédito Instalação. Também estão disponíveis serviços de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), encaminhamento do georreferenciamento do imóvel rural para certificação via Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) e acesso à Declaração de Cadastro Rural para atualizar os dados de suas propriedades e posses ou requerer o Comprovante de Atividade Rural para fins previdenciários.

 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
twitter: @incrapiaui

Ir para o Topo