Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


RJ: Assentados participam da elaboração de plano de manejo sustentável da aroeira


Publicado dia 07/06/2017

Produtores rurais do assentamento Ademar Moreira, localizado no município de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, estão recebendo treinamento em boas práticas de uso sustentável da aroeira. A aroeira é planta nativa da Mata Atlântica, com grande potencial econômico, de onde se extrai a pimenta rosa. A atividade faz parte da elaboração do 1º Plano de Manejo Extrativista não Madeireiro do estado, uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-Rio), a prefeitura municipal, o sindicato rural e os assentados.

O Incra é parceiro do projeto, dando apoio na elaboração do plano. Os agricultores já participaram de oficinas sobre sistema de uso da aroeira, coleta do fruto, beneficiamento e comercialização, além de integrarem uma prática de campo sobre a poda sustentável.

“Foi feita uma demonstração da importância de usar as ferramentas corretas para coleta dos frutos, uma vez que o facão e a foice são considerados inadequados porque na maioria das vezes quebram os galhos e danificam as árvores. É melhor usar equipamentos como a tesoura, por exemplo, e deixar sempre uma porcentagem de fruto para alimentação dos animais”, contou o orientador de projetos do serviço de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra no Rio de Janeiro, Paulo Ronan Almeida Recio, que acompanhou a atividade.

Por ser uma planta nativa da Mata Atlântica, a aroeira está presente em quase todo o litoral fluminense. Muitos agricultores dessa região fazem a coleta do fruto e o vendem a atravessadores, sem explorar o seu uso comercial. O Plano de Manejo da aroeira vai contribuir para regulamentar a atividade de extração da pimenta rosa e fazer com que o assentado possa se inserir nessa cadeia produtiva e agregar renda.

 

Assessoria de Comunicação Social
Incra/RJ
ascom.rj@rjo.incra.gov.br
Fone: (21) 2224-3346
www.incra.gov.br/rj

Ir para o Topo