Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Seminário debate produção orgânica no Rio Grande do Sul


Publicado dia 31/05/2019
O engenheiro agrônomo Sebastião Pinheiro falou sobre os benefícios dos alimentos orgânicos
Crédito: Incra/RS
 
A agricultura sem agrotóxicos praticada em assentamentos da reforma agrária foi enaltecida durante o III Seminário de Agricultura Orgânica de Nova Santa Rita (RS), que integrou a Semana dos Alimentos Orgânicos no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na quinta-feira (30) no Centro de Eventos do município e reuniu cerca de 200 pessoas.
 
“Nosso corpo é formado em grande parte por micro-organismos que precisam de um ambiente equilibrado para se desenvolver. O somatório da qualidade da água, do ar e dos alimentos que consumimos produz os hormônios que conduzem nossa vida. É importante escolher o tipo de nutriente que vai fazer parte deste conjunto”, afirmou o representante do Incra no Rio Grande do Sul, Décio Monteiro, na abertura do encontro.
 
Em seguida, o palestrante, o engenheiro agrônomo Sebastião Pinheiro, lembrou o exemplo das abelhas, cuja rainha é alimentada com geleia real até se tornar apta à reprodução. As demais larvas da colmeia recebem mel comum e permanecem inférteis. De forma semelhante, pesquisas em seres humanos indicam que alimentação com produtos orgânicos favorece o desenvolvimento cognitivo das crianças, o que reforça a relevância das opções nutricionais.
 
Pinheiro também autografou o livro lançado em março deste ano Agroecologia 7.0 e destacou o trabalho da Bionatur, cooperativa de sementes agroecológicas mantida por famílias assentadas.
 
O seminário ainda teve uma mostra de iniciativas produtivas orgânicas e da rede municipal de ensino. Os estudantes apresentaram experiências dos clubes de ciências voltadas ao reaproveitamento de materiais, agroecologia, cooperativismo e educação financeira. Duas unidades educacionais presentes (Rui Barbosa e Treze de Maio) estão localizadas em assentamentos.
 
O evento foi promovido pela prefeitura com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS)/Ascar Escritório Regional e Cooperativa de Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap).
 
Contexto da reforma agrária
 
O município de Nova Santa Rita possui quatro assentamentos (Capela, Itapuí, Sinos e Santa Rita de Cássia II) com 280 famílias. O cadastro de produtores orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registra 101 inscrições de assentados, quase todos dedicados a hortas, com qualidade orgânica referendada por organismos participativos de garantia. Outras 34 famílias possuem certificado de produção de arroz orgânico auditado por entidades externas.
 
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / (51) 3284-3311
imprensa@poa.incra.gov.br

Ir para o Topo