Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Servidores municipais recebem treinamento em cadastro rural em Pernambuco


Publicado dia 05/07/2019
 
A primeira capacitação para funcionários que atuam em Unidades Municipais de Cadastro (UMC) na área de atuação da Superintendência Regional do Incra em Pernambuco (Incra/PE) foi concluída nesta sexta-feira (5). O treinamento, iniciado na segunda-feira (1), foi realizado no auditório da autarquia, em Recife, e contou com a presença de 24 pessoas de 21 municípios. Também participaram servidoras do Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe), responsável pela atualização cadastral para posseiros das áreas devolutas do estado.
 
O curso foi dividido em dois módulos: um básico, executado esta semana, e outro mais avançado. “Sentimos a necessidade da aplicação deste módulo básico porque há muitos funcionários novos atuando em UMCs e outros que há mais de dois anos não recebiam a capacitação”, afirma o gestor da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/PE, Tyronilson Santos.
 
No primeiro módulo do treinamento, o aluno é capacitado em preenchimento e análise no âmbito do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Segundo a servidora municipal Solange Nascimento, há 15 anos atendendo na unidade de Glória do Goitá, na Zona da Mata pernambucana, “o sistema é simples, a dificuldade, às vezes, é interpretar as documentações dos cartórios, que nem sempre são tão claras”. Sobre o curso, afirmou que “as explicações são detalhadas e bem fáceis de serem compreendidas”.
 
O instrutor da capacitação e servidor do Incra/PE, Dihego Barros, afirmou já estar preparando o próximo módulo, previsto para acontecer em outubro, em um município do Agreste pernambucano a definir. “No próximo treinamento queremos reunir pessoas de todas as prefeituras que possuem UMC. Será o módulo avançado, constando situações não abordadas neste inicial e incluindo a nova mudança no sistema ocorrida no início deste mês”, antecipa.
 
Na circunscrição do Incra em Pernambuco existem acordos de cooperação técnica com 91 municípios, da Zona da Mata ao Sertão, para funcionamento de Unidades Municipais de Cadastro. Algumas atendem também a proprietários de imóveis rurais e procuradores de municípios vizinhos, dando cobertura a toda a área de atuação da regional. O atendimento também é feito na Sala do Cadastro, que funciona na sede da superintendência, em Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
(81) 3231-3053 (Ramal 2082)
assessoria@rce.incra.gov.br

Ir para o Topo