Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assentados do município de Ipojuca recebem CCU do Incra/PE
Início do conteúdo da página

Assentados do município de Ipojuca recebem CCU do Incra/PE

Publicado: Segunda, 26 Outubro 2020 19:44 | Última Atualização: Segunda, 26 Outubro 2020 19:44
Foram emitidos 47 títulos provisórios - Foto: Incra/PE
Foram emitidos 47 títulos provisórios - Foto: Incra/PE

O Incra em Pernambuco (Incra/PE) entregou neste domingo (25), 47 contratos de Contratos de Concessão de Uso (CCU) a beneficiários dos assentamentos Amazonas e Pirajá, em Ipojuca, região metropolitana de Recife. O evento ocorreu na associação do assentamento Amazonas e contou com a presença do gestor do Serviço de Desenvolvimento, Frederico Melo, representando a autarquia, autoridades locais e dirigentes dos movimentos sociais no município.

Receberam os contratos de concessão 32 agricultores de um total de 56 contratos emitidos do assentamento Amazonas e 15 de 32 documentos emitidos do Pirajá. Os agricultores que não puderam participar do evento para receber seu CCU deverão se dirigir ao Incra/PE para recebê-los, mediante prévio agendamento.

O CCU é o instrumento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural e assegura ao beneficiário acesso à terra, créditos e a programas do Governo Federal. Ao assinar o documento, o assentado se compromete a residir no lote e explorá-lo economicamente respeitando o meio ambiente. A titulação definitiva só ocorre após a verificação de que a unidade familiar cumpriu as cláusulas previstas no contrato.

Na ocasião da entrega, Melo destacou a importância de estabelecer essa relação com os assentados, no que diz respeito as obrigações e deveres entre eles e o Incra. “É sempre muito gratificante participar de eventos junto com o nosso público e poder perceber a satisfação deles com o nosso trabalho, embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido até a titulação final", frisou.

Durante todo evento da entrega dos CCUs, todas as normas de segurança especificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde em relação à pandemia do coronavírus foram obedecidas.

Município

Localizado na região metropolitana de Recife, a uma distância de 60 quilômetros, o município de Ipojuca possui nove assentamentos, com 551 famílias de trabalhadores rurais beneficiados. Embora seja conhecida pelo turismo na região, através das praias de Porto de Galinhas, Maracaípe e Muro Alto, tem sua economia rural baseada na agricultura familiar com cultivo de inhame, macaxeira, batatas, beterrabas, hortaliças, abacaxi, manga, caju e outros produtos.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
(81) 3231-3053 (Ramal 2082)
assessoria@rce.incra.gov.br
ascom@pnz.incra.gov.br
incra.gov.br/recife
facebook.com/incra.reformaagraria/

registrado em:
Fim do conteúdo da página