Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Família incrementa renda com produção de melão no norte de Goiás
Início do conteúdo da página

Família incrementa renda com produção de melão no norte de Goiás

Publicado: Quarta, 07 Outubro 2020 18:06 | Última Atualização: Sexta, 09 Outubro 2020 18:00
O casal Vera e Lindomar Lima já está preparando o replantio da fruta. Foto: Mikael Lima
O casal Vera e Lindomar Lima já está preparando o replantio da fruta. Foto: Mikael Lima

A família Lima, moradora do assentamento Santa Marta, localizado no município goiano de Mundo Novo, buscou realizar um sonho da matriarca e investiu em uma produção diferente no estado. O casal Lindomar Sousa Lima e Vera Lúcia Augusto Bastos Lima, junto com o filho Mikael Deivison Augusto de Lima, plantou um hectare de melão amarelo.

Segundo o filho, a ideia veio da mãe, apreciadora da fruta, após assistirem uma reportagem sobre este cultivo em um programa de TV e observarem que havia mercado consumidor disponível na região. O passo seguinte foi buscar mais informações e partir para o investimento inicial. A família gastou aproximadamente R$ 7 mil na aquisição de sementes, adubo, mangueiras de gotejamento e bomba para irrigação com o intuito de preparar a área para o plantio da fruta.

A primeira colheita ocorreu no final de setembro de 2020 e rendeu 8 mil quilos de melão. A produção foi toda vendida para mercados e frutarias em Mundo Novo e para a Ceasa do município de Anápolis (GO). O quilo saiu ao preço de R$ 2,80, sendo que cada fruta teve peso médio de dois quilos.

Segundo Mikael, o valor obtido com as vendas conseguiu cobrir o custo da produção inicial e ainda contribuir na organização do replantio. A próxima colheita acontecerá em dezembro. A família já está preparando o solo novamente.

Desde 2006 os Lima moram no assentamento Santa Marta, situado no norte de Goiás. É um dos mais populosos do estado, com 459 famílias assentadas. Além do melão, a família planta cana e amendoim e também produz rapadura e farinha de mandioca.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703
jornalismo@gna.incra.gov.br
incra.gov.br/go
incragoias.wordpress.com/
twitter.com/GoiasIncra

registrado em:
Fim do conteúdo da página