Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Incra realiza videoconferência com assentados de municípios cearenses
Início do conteúdo da página

Incra realiza videoconferência com assentados de municípios cearenses

Publicado: Quinta, 25 Junho 2020 14:40 | Última Atualização: Quinta, 25 Junho 2020 16:29
imagem sem descrição.

A suspensão do atendimento ao público presencial no Incra no Ceará, por conta da pandemia de coronavírus, incentivou os gestores e os assentados a buscarem outras formas de contato, com o uso de uso novas ferramentas tecnológicas.

Assim, dia 9 de junho, foi realizada uma videoconferência com técnicos do Incra, representantes de assentamentos, do sindicato de trabalhadores rurais e das prefeituras de Morada Nova e Ibicuitinga, localizados na região do médio Jaguaribe. A reunião virtual foi realizada por meio da plataforma gratuita Google Meet.

A autarquia foi representada pelo chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Assentamento, Heliel Átila Saraiva; pelos servidores Ytalo Renno Martins e Helder Viana, técnicos da Equipe de Articulação Territorial (EAT) do Médio Jaguaribe e do servidor Rogério Leão, da Divisão de Governança Fundiária.

Os 31 participantes da reunião ficaram conectados em tempo real, ouvindo esclarecimentos e tirando dúvidas sobre a Sala da Cidadania digital, sobre titulação, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Imposto Territorial sobre a propriedade Rural (ITR), certificação no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), demarcação de lotes, registro de terras no cartório, reserva legal, uso de áreas comuns nos assentamentos; modalidades do Crédito Instalação, entre outros.

A reunião durou cerca de três horas. Para garantir que todas as dúvidas dos assentados fossem abordadas na videoconferência, antes da realização da reunião, foi elaborado e enviado aos técnicos do instituto, um questionário com 27 perguntas sobre os temas acima.
O chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de assentamentos, Heliel Átila Saraiva, avaliou a reunião como muito positiva. De acordo com ele, mesmo após duas horas de reunião, 27 participantes permaneciam conectados, o que demonstrou o interesse dos assentados nas informações repassadas.

“Uma das coisas que essa pandemia tem ensinado é a nos reinventarmos e buscarmos tecnologias para ajudar na comunicação. Essa reunião provou que é possível mantermos uma comunicação com os assentados, mesmo à distância e mantê-los informados das nossas ações”, disse Heliel.

Para o assentado José Damásio de Lima, do assentamento Barbada, localizado entre os municípios de Morada Nova e Ibicuitinga, a realização da videoconferência foi importante para tirar as dúvidas e resolver questões pendentes. “Parabenizo os técnicos da EAT do Médio Jaguaribe pela aplicação do crédito Fomento Mulher e Semiárido, pois trouxe muitos benefícios para o assentamento”, relatou.
Isac Bindar, presidente da Associação do Assentamento Horizonte/Contendas, no município de Ibicuitinga, ficou surpreso com o resultado da reunião. “Foi sensacional, mesmo com muitos assentados com internet em casa, eu não estava acreditando na realização da reunião. Me surpreendi”, exclamou.

Participaram da videoconferência representantes dos seguintes assentamento: Favela, Bom Jesus, Belforroxo, Amazonas; Cipó, Banhos, Barbada, Barra das Flores, Terra Nova, Juca Grosso, Renascer/Longar, Volta/Canafístula.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
incra.gov.br/ce

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página