Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Regulariza Amazônia
Início do conteúdo da página

Regulariza Amazônia

Publicado: Segunda, 03 Agosto 2020 20:08 | Última Atualização: Terça, 11 Agosto 2020 19:58

 

Seção com informações sobre o Regulariza Amazônia - Projeto de Apoio à Politica de Regularização Fundiária na Amazônia Legal nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Amapá.

Sobre o Projeto

Financiador: União Europeia

Implementação: consórcio composto por três organizações - GFA Consulting Group / Instituto Internacional para a Educação do Brasil (IEB) / Dr. Schindler Geo Consult International GmbH & Co. (GCI).

Atuação

O Regulariza Amazônia faz parte de uma ampla iniciativa de cooperação técnica da União Europeia para melhorar a governança fundiária em países da África, Ásia e América do Sul. No Brasil, o projeto teve início em 2017 e é conduzido pelo Incra. A duração é de quatro anos.

Com foco em quatro estados da Amazônia Legal - Amazonas, Pará, Mato Grosso e Amapá -, o projeto funciona por meio de assistência técnica à Diretoria de Governança Fundiária do Incra, sendo dividido em aquisição de equipamentos e contratação de consultorias.

A iniciativa Regulariza Amazônia atua, ainda, em sintonia com as ações de apoio à regularização fundiária da Cooperação Técnica do Governo Alemão. Os dois projetos de cooperação e o Incra compõem um Comitê Interinstitucional que se reúne periodicamente para nivelar as ações e discutir resultados e metas.

Objetivos
O governo brasileiro e a União Europeia acreditam que a regularização fundiária é essencial para a redução dos conflitos fundiários, da grilagem e do desmatamento ilegal e que contribui, portanto, para o desenvolvimento regional e a conservação da Floresta Amazônica.

O principal objetivo é aperfeiçoar o processo de gestão e regularização fundiária, em nível federal e estadual.

Aprimorar e acelerar o processo de destinação e regularização fundiária de terras em quatros estados (Pará, Mato Grosso, Amazonas e Amapá) são os objetivos específico do projeto.

Os componentes que constituem o Regulariza Amazônia são:
1. Metodologias aperfeiçoadas e inovações aplicadas à gestão fundiária;
2. Acesso de produtores da agricultura familiar a políticas públicas para o desenvolvimento sustentável promovido;
3. Metodologia da regularização fundiária sistematizada e disseminada;
4. Desenvolvimento de mecanismos de governança entre as esferas federal e estadual em apoio ao processo de regularização fundiária.

Estrutura Organizacional

 

Contatos

 

Diretor de Governança Fundiária do Incra: Humberto César Mota Maciel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (61) 3411-7379
Coordenadora-Geral de Regularização Fundiária do Incra: Annie Muzzi Borges - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (61) 3411-7358

Notícias

Incra e União Europeia discutem ações de regularização para Amazônia Legal

União Europeia e Incra selecionam consultoria para projeto fundiário

Incra e União Europeia modernizam acervo fundiário em estados da Amazônia

Cooperação internacional apoia sistema para regularização fundiária

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página